A B3 (B3SA3) teve uma queda de 1,9% no volume financeiro médio diário no último mês de novembro, Ao todo, a bolsa brasileira obteve um montante de R$ 29.268 bilhões. No mesmo período de 2021 o valor foi de R$ 29.846 bilhões. Os dados fazem parte dos destaques operacionais de dezembro de 2022 divulgados hoje (16).
Apesar disso, de acordo com o documento, a receita média por contrato (RPC) teve alta 5,2% na base anual, para R$ 0,974. Enquanto isso, o giro de mercado da B3 saiu de 155,1% para 170,5% no comparativo dos meses de dezembro de 2021 e 2022.
Por outro lado, outro recuo apontado é no número de empresas listadas na bolsa brasileira. O relatório mostra que de 463 ativos em dezembro de 2021, o total passou para 448 no mesmo mês de 2022. Isso representa uma queda de 3,2% na base anual e de 0,2% no comparativo de dezembro.
No entanto, se de um lado o número de empresas listadas caiu, o de investidores pessoa física na B3 cresceu. De 4,2 milhões de investidores o número pulou para mais de 5 milhões — avanço de 19% anualmente.
Já as novas emissões de renda fixa na bolsa de valores obtiveram a soma de R$ 1,68 trilhão dezembro. O valor representa um aumento de 11,3% na base anual e de 21,4% na comparação com novembro de 2022.
B3 pode ampliar produtos internacionais e estender horário
A bolsa brasileira poderá ampliar produtos internacionais e estender seu horário de seu funcionamento. Em encontro anual com investidores, em dezembro, Gilson Finkelsztain, presidente-executivo da B3, destacou que essas são as iniciativas atualmente estudadas pela bolsa brasileira
“Queremos ampliar as possibilidades e as alternativas dos investidores locais terem acesso a produtos que podem ser negociados no Brasil de forma mais barata”, destacou o executivo.
Além disso, Finkelsztain pontuou que até o ano passado um dos temores da bolsa brasileira era a exportação do mercado de capitais internacionalmente. Porém o cenário mudou.
“A gente tinha empresas significativas listadas fora, sem alternativa de ter a negociação no Brasil. Hoje, temos a alternativa do BDR não patrocinado”, reforça.
Já em relação ao horário de funcionamento, embora defenda que a expansão é estudada e revele que há demandas no mercado para alguns produtos, Finkelsztain é mais contido. “Não necessariamente devemos ir para o 24 horas por sete dias”, disse o presidente-executivo da B3.