B2W e Magazine Luiza negociam compra da Netshoes
A B2W e o Magazine Luiza estão negociando para comprar a Netshoes. A aquisição marcaria o fim da trajetória independente da marca de venda online. A informação foi divulgada nesta terça-feira (9) pelo Brazil Journal.
A B2W e a Magazine Luiza estariam já realizando auditorias na empresa. A Goldman Sachs estaria assessorando a Netshoes, enquanto o BTG Pactual a B2W e o JP Morgan o Magazine Luiza.
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Entretanto, a Centauro também poderia ser tornar a compradora, mas não está entre os concorrentes mais fortes para levar a disputa.
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Netshoes cotada em Nova York
A Netshoes realizou um IPO na bolsa de Nova Iorque em 2017. A empresa de venda de calçados online tem um valor de mercado de US$ 70 milhões (cerca de R$ 269 milhões) e tem uma dívida líquida de R$ 144 milhões.
A empresa tem um valor anual transacionado (GMV) superior a R$ 2,5 bilhões, mas registra um baixo crescimento.
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O valor da operação deveria ser superior a R$ 415 milhões. Isso caso o comprador não pague um prêmio sobre o preço de mercado.
As ações da empresa subiram mais de 20% na Bolsa após a divulgação da notícia pelo Brazil Journal.
B2W aumenta vendas e reduz prejuízo
Em 2018, a B2W registrou crescimento nas vendas de 32%. A dona dos sites Submarino.com, Americanas.com, Shoptime e Sou Barato registrou prejuízo de R$ 397,4 milhões, comparado com as perdas de R$ 411,4 milhões em 2017.
Já a Magazine Luiza apresentou alta de 36,2% em 2018, chegando a R$ 19,7 bilhões. No período, o e-commerce cresceu 60,1%. O lucro líquido da empresa ficou em R$ 597 milhões em 2018.
Caso a compra da Netshoes se concretize, o Magazine Luiza entrará no segmento de vestuário. Por sua vez, essa seria a primeira aquisição por parte da B2W de um outro player de e-commerce desde a fusão entre Submarino e Americanas.com, que criou a empresa.
Netshoes a venda
Desde setembro de 2018 a Netshoes está a venda. A empresa rendeu-se à pressões de investidores ocasionadas pelos preços cada vez menores de suas ações e iniciou negociações para uma possível cessão. Para isso, contratou o banco de investimento Goldman Sachs para encontrar um sócio ou comprador.
Na época, pelo menos quatro empresas demostraram interesse em adquirir a companhia: Lojas Americanas, Mercado Livre, Centauro e a gestora de private equity Advent.
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O presidente e fundador da empresa, Marcio Kumruian, queria encontrar um sócio para poder manter o controle da empresa inalterado. Entretanto, as empresas interessadas na compra deixaram claro que exigiriam pelo menos o controle e até mesmo a totalidade da Netshoes.