B2W (BTOW3) registra ganho de mercado no 1T20
A B2W (BTOW3) informou nesta sexta-feira (8) que a empresa registrou ganho de mercado no primeiro trimestre de 2020, após elevação do número de vendas e entregas realizadas em março e abril.
A companhia de comércio eletrônico ainda comunicou, por meio de videoconferência com analistas, que fez um milhão de entregas somente em um dia do mês.
Segundo o diretor de relações com investidores, Raoni Lapagesse, ajustes medidas de ajuste foram tomadas no modelo de marketplace (plataforma mediada onde vários fornecedores para a venda de seus produtos), após a identificação de lojista com “dificuldades de competir”.
A B2W atualmente apresenta uma receita menor por meio de venda direta, tendo em vista o aumento da parcela oriunda do marketplace. No entanto, os vendedores relataram problemas de crédito e baixo estoque durante os primeiros três meses de 2020.
“O número de pedidos em abril vem acelerando, assim como a qualidade deles. Entendemos que o marketplace será fundamental para os ‘sellers’ na crise”, afirmou Lapagesse. “O que decidimos fazer é que, por conta da pandemia, em março houve ‘sellers’ com dificuldades operacionais, em termos de estoques e capital de giro, então aceleramos o nosso 1P [venda direta]”.
B2W tem aumento do consumo de caixa
Além disso, a B2W registrou um crescimento do consumo do volume de caixa no primeiro trimestre deste ano. De acordo com o diretor, o aumento reflete a expansão do valor de itens de estoque, de cerca de R$ 900 milhões em março de 2019 para R$ 1,2 bilhão em 2020.
Saiba mais: B2W registra prejuízo de R$ 22,3 milhões no 4T19
Segundo a B2W, a companhia dispõe de uma situação confortável de caixa para lidar com o crescimento do consumo. Em março, eram R$ 6,7 bilhões em disponibilidade no balanço, contra R$ 6,2 bilhões um ano após.
A companhia voltou a observar uma expansão maior em seu marketplace em todas as regiões do Brasil. No entanto, a B2W salientou que essa necessidade de elevar a venda direta teve impacto na margem bruta do primeiro trimestre deste ano. Dessa forma, a pressão foi compensada por uma baixa nas despesas da empresa.