A B2W (BTOW3) cai cerca de 4% na B3 nesta sexta-feira (5) por volta das 13h30, com o papel ordinário negociado a R$ 71,31, após divulgar seu balanço do quarto trimestre na noite de ontem. Para analistas da XP, do BB BI e do BTG Pactual, o resultado não empolgou, mas a empresa pode guardar surpresas para o futuro.
“De modo geral, o resultado veio muito em linha com nossa prévia, confirmando um resultado fraco para a companhia”, dizem os analistas Danniela Eiger, Marco Nardini e Thiago Suedt, da XP Investimentos.
Para eles, o crescimento das vendas da B2W, braço digital da Lojas Americanas (LAME4), de 38% na base anual ainda foi baixo. O Mercado Livre (MELI34) e a Via Varejo (VVAR3) para fins de comparação, viram seu volume bruto de mercadorias avançarem, respectivamente, 84% e 106% na mesma base.
Esse baixo crescimento fez a receita líquida para o quarto trimestre, de R$ 3,3 bilhões, frustrar os analistas Luiz Guanais, Gabriel Savi e Victor Rogatis do BTG Pactual, que haviam projetado um número 2% maior.
Para o BB BI, o crescimento da B2W foi em linha com o esperado. Os analistas do banco de investimentos destacam para a performance das vendas do canal próprio, que cresceram 51%, enquanto as do marketplace subiram apenas 31%.
O BB BI e o BTG apontam também que a empresa conseguiu crescer mesmo mantendo suas margens mais altas. Ao contrário da Via Varejo, por exemplo, que viu sua margem Ebitda cair 0,5 pontos percentuais, para 5,8%, a B2W conseguiu manter sua margem em 11,5%.
B2W, para analistas, pode ganhar espaço em 2021
Para o futuro, porém, os analistas estão confiantes com a BW2. Para o braço de investimentos do Banco do Brasil, a varejista se encontra com uma alavancagem confortável, com R$ 5,3 bilhões em caixa, permitindo a realização de investimentos.
A XP e o BTG pontuam, ambas as casas, para o investimento em logística que a companhia vem realizando, conseguindo entregar 11,5% das entregas do último trimestre de 2020 em até 3 horas e 40% em até um dia.
A corretora brasileira ainda destacou o crescimento demonstrado pela empresa nos primeiros anos de 2021, de 83% na comparação com o quarto trimestre e 90% na base anual. “Nossa expectativa é que a B2W se destaque em 2021 em termos de ganhos de participação de mercado devido a uma base de comparação mais fácil”, afirmam os analistas.
BB BI, BTG e XP mantiveram a recomendação para a B2W em compra e o preço-alvo em, respectivamente, R$ 113,40, R$ 120 e R$ 121.