A Azul informou que espera que a oferta total, medidas em assentos-quilômetros disponíveis (ASK), aumente em 18% em 2019. O ASK se refere ao resultado do número de assentos disponíveis no avião pela distância percorrida na viagem.
No entanto, a esperança de aumento da Azul aconteceu por conta da troca de aeronaves menores por maiores. Além disso, a empresa aérea espera que as partidas tenham um crescimento de 5%.
A expectativa foi apresentada de acordo com a aceleração da troca das aeronaves. Dessa forma, devem ser adicionados 21 aviões aumentando oito aeronaves em relação ao plano original.
Além disso, a empresa tem a expectativa é de ter renovado sua frota de aeronaves em 40%.
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Os novos aviões adquiridos pela aérea, são:
- E2 – Embraer;
- A320 – Airbus;
Ambas as aeronaves irão substituir o modelo E-195.
De acordo com o diretor-presidente da Azul, John Rodgerson, o A320 possui mais assentos e tem custo por assento 29% menor. Além disso, o executivo também afirmou que o E2 reduz em 26% o custo por assento em relação às aeronaves que operam atualmente.
Dessa forma, a expectativa da Azul é encerrar 2019 com 129 aviões, com 32 A320 e seis E2. No entanto, a projeção original era de 131 aviões, sendo 27 A320 e dois E2.
Em 2018, a frota da companhia aérea totalizou 123 unidades com 20 A320 e nenhum E2.
Novos aviões em 2018 e 2019
A Azul anunciou em janeiro deste ano, que em 2018 foram recebidos mais 10 novos aviões. No entanto, as aeronaves foram dividas entre oito Airbus A320neo e dois aviões cargueiros Boeing 737-400F.
De acordo com a Azul, a expectativa é de que a empresa receba no primeiro semestre mais cinco novos aviões modelo A320neo.
Ao considerar o preço médio da tabela das aeronaves, o valor aproximado do investimento chega a US$ 2 bilhões apenas na nova geração da Airbus.
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As aeronaves da Airbus adquiridas pela companhia aérea possuem tecnologia de última geração, o que as torna mais eficientes em termos de consumo de combustível. Além disso, os aviões possui capacidade para transportar até 174 passageiros.
Em julho do ano passado, a Azul confirmou um aumento nas encomendas do modelo E2, da brasileira Embraer, passando de 21 para 51 aeronaves. Os novos E-Jets chegarão em meados de 2019.
Com o novo modelo A320neo, a Azul ampliou em 16% sua capacidade — medidas em ASKs (assento por quilômetro-voado) — em comparação com 2017.