Azul cancela parceria com Correios no transporte de cargas
A Azul anunciou nesta terça-feira (27) que desistiu da parceria com os Correios no transporte de cargas.
A parceria entre Correios e Azul foi anunciada em dezembro de 2017 e aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) no mês passado. De acordo com a companhia aérea, a receita da Azul Cargo Express cresceu 57% em 2018. O número foi superior ao planejado, fazendo com que a empresa voltasse atrás no acordo.
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“Como resultado, a companhia acredita que é de seu interesse ter flexibilidade para celebrar outros acordos comerciais mais favoráveis, assim como participar de futuros processos de licitação competitiva dos Correios para o transporte de cargas”, informou a Azul em documento.
O presidente-executivo da Azul, John Rodgerson, afirmou que apesar do acordo ter sido cancelado, a companhia continuara expandindo a base de clientes.
“Com a adição de aeronaves de nova geração, que possuem maior compartimento de carga, esperamos ver uma contribuição significativa de margem proveniente da nossa unidade de negócio de cargas nos próximos anos”, afirmou Rodgerson no documento.
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Cade
Em fevereiro, o tribunal do Cade havia negado pedidos da Avianca e da Latam que questionavam a aprovação da parceria entre Azul e os Correios.
O processo tratava da criação de uma joint venture entre Azul (acionista com 50,01%) e Correios (49,99%) e a operação foi notificada ao Cade em julho de 2018.
Lucro
A companhia área registrou um lucro líquido de R$ 138,2 milhões no quarto trimestre de 2018. No entanto, o montante representa um queda de 53,5% no comparativo do mesmo período do ano anterior.
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No acumulado de 2018, o lucro da Azul foi de R$ 703,6 milhões, o que representa uma alta de 36% em relação ao ano de 2017. Além disso, o faturamento da empresa teve um crescimento de 18,4%, totalizando R$ 9,2 bilhões.