Azul deixa associação das aéreas após acusar Latam e Gol de protecionismo
A Azul anunciou na última quarta-feira (2) a sua saída da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), entidade criada por companhias aéreas em 2012.
A decisão da Azul acontece logo após a empresa ter acusado a Gol e a Latam de protecionismo no caso Avianca. Dessa forma a Azul acabou desistindo da oferta de compra de parte das operações da Avianca, que está em recuperação judicial.
De acordo com o comunicado da aérea, a empresa “reconhece as importantes contribuições da Abear ao setor nesse período, porém, entende que a partir desse momento prefere representar seus interesses de forma direta”.
O presidente da companhia, John Rodgerson, afirmou que a empresa está otimista com o futuro. “Vamos seguir com nossos planos de desenvolver cada vez mais cidades, mercados e frota, estimulando o acesso ao transporte aéreo para que ainda mais brasileiros possam voar pelo Brasil e pelo mundo”.
Associação das aéreas
A Abear foi criada em 2012 pelas empresas:
- Avianca;
- Azul;
- Gol;
- Latam (na época, Tam);
- Trip.
Conforme comunicado divulgado pela associação, a Abear agradeceu a Azul por ajudar no crescimento e consolidação da entidade. Além disso, afirmou que “permanece firme na sua missão de promover um ambiente de cooperação empresarial, respeitando a competição”.
Azul x Gol+Latam
A Azul desistiu de comprar parte das operações da Avianca em 18 de abril. Na época, o presidente da companhia acusou a Gol e a Latam de agirem para evitar a concorrência da ponte aérea São Paulo-Rio de Janeiro, a mais cobiçada do país.
Saiba mais: Azul desiste de oferta pela Avianca e acusa Gol e Latam de evitar concorrência
Em março, a aérea havia assinado um acordo não vinculante onde pagaria US$ 105 milhões para a compra de ativos da Avianca, com a inclusão dos slots em Congonhas e contratos de leasing de aviões.
Dessa forma, a Azul aumentaria sua presença em Congonhas. No entanto, a Elliott Associates LP, um dos maiores credores da Avianca, fechou acordo com a Gol e a Latam, fazendo com que a proposta da companhia ficasse de lado.
O acordo entre a empresa de leasing, Gol e Latam foi uma proposta de ao menos US$ 70 milhões de cada uma das empresas, para que fossem adquiridas pelo menos uma das sete fatias da empresa, que serão leiloadas em 7 de maio. Além disso, as companhias se comprometeram a realizar empréstimos à Avianca.
A movimentação das duas companhias fez com que a Azul fosse barrada na tentativa de obter os ativos da Avianca.