Ícone do site Suno Notícias

Azul (AZUL4) e Gol (GOLL4): parceria pode ser primeiro passo para fusão?

Avião. Foto: Pixabay

Azul e Gol. Foto: Pixabay

A Azul (AZUL4) e a Gol (GOLL4) anunciaram um acordo de cooperação comercial por meio de codeshare. A parceria visa conectar as malhas aéreas das duas companhias no Brasil, incluindo rotas domésticas exclusivas e integração dos programas de fidelidade, por exemplo. Em relatório, a Genial Investimentos falou sobre a possibilidade do movimento significar uma espécie de ensaio para a fusão das duas aéreas.

Os analistas afirmam que a parceria entre Azul e Gol otimiza a eficiência operacional entre as duas empresas e deve ser benéfica para os consumidores.

“Os passageiros poderão comprar passagens de uma companhia e serem atendidos pela outra no embarque, otimizando a eficiência operacional entre as empresas. A parceria é um movimento estratégico que aproveita as complementariedades das rotas das duas companhias, criando uma rede de conexões mais robusta para os consumidores”, escreve a casa.

A Genial também chama a atenção para o fato de que esse tipo de parceria não é comum no setor aéreo, mas que representa uma estratégia inteligente.

“Essa parceria de codeshare é uma maneira inteligente de identificar sinergias operacionais e a complementariedade das operações das duas companhias. A colaboração entre concorrentes diretos é uma abordagem incomum no setor aéreo, que abrem mão da possibilidade de disputar o mercado em prol de uma parceria”, diz o relatório.

Assim, segundo a casa, o acordo acaba por significar um primeiro passo importante visando uma eventual fusão entre Azul e Gol.

“Essa estratégia permite que Azul (AZUL4) teste a viabilidade de uma eventual fusão, suas teses de sinergia e complementariedade, em os riscos imediatos de uma fusão completa e sem assumir os riscos e passivos imediatos da Gol (GOLL4). Enxergamos essa iniciativa de forma positiva e acreditamos que o mercado compartilha dessa visão. Na nossa visão, esse acordo pode representar um primeiro passo importante na direção de uma potencial fusão”, completa a casa.

Diante disso, a Genial tem recomendação de venda para as ações da Gol, com preço-alvo de R$ 1.

Para a Azul, a recomendação é neutra, com preço-alvo de R$ 17.

Sair da versão mobile