Ícone do site Suno Notícias

Azul (AZUL4) pode fazer proposta pela Gol (GOLL4) em até três meses, diz jornal

Azul. Foto: Divulgação/Azul

Azul. Foto: Divulgação/Azul

De acordo com o jornal Valor Econômico, a Azul (AZUL4) sinalizou a fundos de investimento que em até três meses deve apresentar uma proposta à Corte de Nova York para uma combinação de negócios com a Gol (GOLL4).

Atualmente, as tratativas para uma fusão da Azul com a Gol acontecem com a Abra, holding que controla a Gol e também a empresa colombiana Avianca.

A apresentação da proposta da Azul pela Gol à Corte de Nova York seria um protocolo necessário diante da reestruturação da Gol em curso nos Estados Unidos, dentro da lei do chamado Chapter 11.

Como o Chapter 11 da Gol vem penalizando as ações da empresa na Bolsa, a tese é de que seria um momento favorável para uma negociação com a Azul, diz o jornal, cujo valor no mercado é cerca de seis vezes maior do que o do seu concorrente.

Por outro lado, complementa a publicação, a situação financeira da Azul é apertada, já que a empresa esta em negociações com seus credores em meio à alta do dólar e ao aumento dos custos.

De acordo com as fontes ouvidas pelo jornal, as tratativas têm avançado entre Azul e os acionistas da Abra. Tais fontes afirmam que o que tem sido discutido no momento é estrutura, governança e termos de troca. Elas complementam dizendo que, como os preços das ações da Azul e da Gol não são considerados justos, existe um cálculo complexo para determinar o valor de cada empresa.

Uma eventual fusão entre Azul e Gol ganhou força após o acordo de compartilhamento de voos entre as empresas. No entanto, uma das questões é como o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) receberia essa proposta.

Enquanto isso, mesmo com as movimentações em busca da combinação de negócios, o jornal destaca que o mercado tem ligado um sinal de alerta com a Azul, dado o receio de que a posição financeira da empresa estaria longe de ser confortável.

Sair da versão mobile