Azul (AZUL4): Demanda por voos aumenta 26,4% em agosto ante julho
A Azul (AZUL4) divulgou nessa quinta-feira (10) seus resultados de tráfego de passageiros de agosto desse ano. A companhia aérea observou uma queda de 68,7% na demanda (RPK) em comparação com agosto de 2019. Por outro lado, o indicador cresceu 26,4% ante julho desse ano.
Em relação a oferta de assentos (ASK), a Azul informou que houve um resumo de 65,6% na comparação anual, ao passo que na comparação mensal o indicador avançou 33,3%. Já a taxa de ocupação passou de 83% no oitavo mês do ano passado para 75,5% no mesmo período desse ano.
A companhia destacou que a melhora ante junho foi motivada pelos voos domésticos, cuja demanda cresceu 29,8% e a oferta 36,2%. A taxa de ocupação, por sua vez, caiu 3,7 pontos, para 75,7% ante julho.
Já na comparação anual, a demanda por voos domésticos caiu 61,6%, ao passo que a oferta teve um resumo de 58,1%, e a taxa de ocupação recuou 6,9 pontos.
Sobre os voos internacionais, a aérea destacou que a demanda caiu 4,3%, ao passo que a oferta cresceu 6,6%, ambos na comparação mensal. Já a taxa de ocupação passou de 81% em julho para 72,7%.
Na comparação anualizada, a demanda por voos internacionais caiu 90,5%, enquanto a oferta caiu 89%. A taxa de ocupação ficou em 84,2% em agosto do ano passado.
Projeções da Azul para outubro
Para o mês que vem, a companhia informou, através de fato relevante, que espera operar 505 decolagens por dia nos dias de maior demanda, para 89 destinos.
Além disso, a empresa espera que a capacidade total de outubro represente, aproximadamente, 55% da oferta de outubro de 2019, ao passo que capacidade doméstica deverá chegar a 60%.
O vice-presidente de receitas da Azul, Abhi Shah, ainda destacou no documento que “com base ados de demanda mais recentes, que também incluem uma melhora significativa na nossa tarifa média e receita, estamos confiantes que estamos no caminho certo para alcançar nossa projeção de capacidade para o final do ano”.
Com informações do Estadão Conteúdo.