O que está acontecendo com a Azul (AZUL4) e o que esperar para as aéreas?

As ações da Azul (AZUL4) dispararam após a companhia confirmar, por meio de um comunicado, que possui negociações em andamento com arrendadores de aeronaves para o pagamento de dívidas. Mas o que isso significa? Entenda a seguir, com o Decodificador de Investimentos da Status Invest Assessoria.

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De acordo com informações publicadas pela Reuters, a companhia aérea está oferecendo ações AZUL4 como forma de pagar uma dívida de US$ 580 milhões.

As informações sobre as negociações surgem após a companhia declarar, em agosto, que não estava considerando pedir recuperação judicial nos Estados Unidos, hipótese que vinha preocupando os investidores.

Essa não foi, no entanto, a única notícia que movimentou o setor das aéreas nesta semana. Nesta quarta-feira (18), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou uma lei que prevê R$ 5 bilhões em recursos para as companhias aéreas, como forma de apoiar a recuperação do segmento.

Decodificador de investimentos

Você deve estar se perguntando por que isso é importante. Confira a seguir a explicação de Dulany Alexandre, assessor na Status Invest Assessoria de Investimentos.

A AZUL4 não é a única companhia aérea que enfrenta dificuldades financeiras. 

Desde janeiro deste ano, a Gol (GOLL4) está em recuperação judicial nos Estados Unidos, em um processo conhecido como Chapter 11.

Basicamente, esse processo ajuda as empresas no levantamento de capital e na reestruturação das finanças, à medida que as companhias seguem operando.

Ainda em janeiro, a Gol informou, por meio de um fato relevante, que encerrou o ano de 2023 com dívidas de cerca de R$ 20,17 bilhões. 

Além dos impactos financeiros causados pela pandemia de Covid-19, é importante ressaltar que as companhias aéreas são extremamente sensíveis aos choques econômicos. 

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Em períodos de baixa demanda por passagens aéreas, por exemplo, essas empresas ainda precisam financiar as operações ociosas, como o arrendamento das aeronaves e os salários dos funcionários.

Além disso, há ainda uma questão cambial, visto que parte dos custos da aviação são negociados em dólar. Em momentos de desvalorização do real diante da moeda norte-americana, as dívidas das aéreas podem se tornar ainda maiores. 

O projeto sancionado nesta semana visa funcionar como uma garantia aos empréstimos feitos pelas companhias aéreas. A ideia é que as empresas possam pagar dívidas e também fazer investimentos com o apoio da nova lei.

Ainda assim, é fundamental que os investidores sigam acompanhando de perto os desdobramentos das negociações e a saúde financeira das companhias aéreas antes de investir em ações dessas empresas. 

Entenda como investir nesse cenário

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