Ícone do site Suno Notícias

AWS, braço de tecnologia da Amazon (AMZO34), anuncia novo ponto de presença no Ceará

AWS

Amazon Web Services. Foto: divulgação

A Amazon Web Services, Inc. (AWS), empresa que faz parte da Amazon (AMZO34) e compõe o setor de tecnologia, planeja inaugurar um novo ponto de presença em Fortaleza, Ceará, conforme divulgado hoje (24) pela gigante varejista. Segundo o comunicado, é prometido uma melhoria de até 18% na latência dos dados entregues por meio do edge location (servidor de dados).

“A experiência do usuário é aprimorada e ainda mais segura com o lançamento da infraestrutura local da AWS. Ajudará empresas e organizações governamentais no Brasil, incluindo setores de educação, mídia e entretenimento, jogos, saúde, finanças e e-commerce a trazer inovação mais rapidamente a seus clientes”, diz o comunicado.

Com o novo centro em Fortaleza, a Amazon Web Services possui agora três edge points no país, integrando o Brasil à infraestrutura global do serviço Amazon CloudFront, que entre suas premissas está ambiente em nuvem mais seguro e de qualidade. O serviço também protege dados confidenciais na edge com protocolos, criptografia e certificações de conformidade.

O gerente-geral da Amazon Web Services para o Setor Público na América Latina, Canadá e Caribe, Jeffrey Kratz, declarou que “empresas de todos os tamanhos e em todos os setores, incluindo organizações do setor público e instituições educacionais, poderão desfrutar da baixa latência e das altas taxas de transferência de dados fornecidas pelo novo edge location da AWS no Ceará.”

Com esse investimento, a infraestrutura global da AWS incluirá mais de 230 pontos de presença (PoP) em 91 cidades em 47 países.

AWS investe na educação tecnológica

A Amazon Web Services já havia cooperado com o governo do Ceará. Em 2020 firmaram um acordo de colaboração para a criação do primeiro Centro de Competência em Transformação Digital do Brasil. Por meio do centro, a empresa oferece os programas AWS Educate e AWS Academy para alunos e professores universitários, para aprimorar a pesquisa científica usando seu serviço nuvem. A empresa também atua com programas AWS EdStart e AWS Activate para acelerar startups na região.

O SUNO Notícias iniciou em junho a cobertura do setor de startups em parceria com a Amazon Web Services (AWS), plataforma de nuvem que oferece serviços de datacenters em todo o mundo. Desde o início daquele mês, a AWS é a patrocinadora da editoria de startups do site de notícias, com o objetivo de reforçar o conhecimento público sobre as principais informações deste mercado.

Com o novo centro, a Amazon Web Services está oferecendo os programas AWS Educate e AWS Academy para alunos e professores universitários, assim como colaboração com universidades estaduais para desenvolver e aprimorar a pesquisa acadêmica usando a nuvem da AWS e qualificação governamental em transformação digital.

Sair da versão mobile