Avianca: Tripulação vai retomar greve nesta sexta-feira
Pilotos e comissários da Avianca decidiram retomar greve a partir desta sexta-feira (24) nos aeroportos de Congonhas e Santos Dumont. A paralisação havia sido suspensa no último domingo (19).
De acordo com o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), igual a última semana, a greve vai respeitar a liminar do Tribunal Superior do trabalho (TST) a favor da Avianca, que prevê que ao menos 60% da empresa siga operando durante as manifestações. Caso a liminar seja descumprida, uma multa de até R$ 100 mil pode ser aplicado diariamente.
“A paralisação continuará por tempo indeterminado, seguindo esses moldes, até que haja uma resposta da Avianca para as reivindicações”, disse a SNA por meio de nota.
De acordo com o sindicato, pilotos e comissários da Avianca estão sem receber seus salários, diárias de alimentação, vale alimentação e sem os depósitos do FGTS há dois meses. Segundo o SNA, “não existe nenhuma perspectiva de que os pagamentos venham a ser feitos, dado o quadro pré-falimentar da empresa”.
Além dos pagamentos atrasados, o sindicato afirma que a parada também tem por objetivo garantir a segurança dos voos e evitar que funcionários da Avianca sejam obrigados a entrar nas aeronaves por medo da demissão por justa causa, o que levaria a perda do FGTS e do seguro desemprego.
Saiba mais: Possível saída da Avianca pode inflacionar ao menos 18 rotas aéreas
Início da greve
Pilotos e comissários fizeram uma paralisação na sexta-feira (17) nos aeroportos de Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ). A greve dos funcionários da Avianca reivindica o pagamento de salários atrasados. Além disso, eles também pedem a cobertura dos gastos com alimentação e transporte durante o trabalho.
No entanto, foi determinado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) que ao menos 60% dos pilotos e comissários da companhia aérea mantivessem a operação durante a greve.
Sem que houvesse o pagamento dos salários e dos benefícios ainda na última sexta por parte da Avianca, como havia se comprometido, a greve se estendeu pelo final de semana.
De acordo com comunicado da Avianca, enviado na noite da última sexta aos seus funcionários, a empresa está “em busca de alternativas” para quitar os valores, mas não estipula data para que isso aconteça.
Saiba mais: Avianca: Início das greves dos tripulantes na sexta (17)
No último domingo (19), os tripulantes da Avianca informaram que a greve foi suspensa. A decisão foi tomada em uma assembleia e tem validade até que uma nova seja realizada. No entanto, nesta sexta-feira (24), a tripulação decidiu retomar a paralisação.