Avianca é suspensa pela Associação Internacional de Transporte Aéreo

Avianca está com a venda de passagens suspensa no sistema Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata, na sigla em inglês) desde a última terça-feira (14).

O sistema da Iata é conhecido como Bank Settlement Plan (BSP) e opera 180 países. Além da Avianca Brasil, outras 369 companhias aéreas são atendidas pela associação.

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Crise da Avianca

A Avianca é a quarta maior companhia aérea do Brasil e está em recuperação judicial desde dezembro 2018. O pedido foi registrado na 1ª Vara Empresarial de São Paulo em 10 de dezembro, após crescentes prejuízos e atrasos em pagamentos de arrendamento de aeronaves.

Por causa da falta de pagamento, os credores apresentaram recursos para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A agência recebeu pedidos por retirar as aeronaves operadas pela empresa do Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB).

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Além disso, a Avianca Brasil também deixou de pagar seus funcionários. Antes da crise, a empresa possuía 5,3 mil funcionários, deles 617 eram pilotos e 1,1 mil comissários.

Últimas horas para negociar

A Justiça de São Paulo estipulou um prazo de 48 horas para a Avianca Brasil avaliar a nova proposta da Azul para compra de ativos.

A concorrente fez uma proposta de US$ 145 milhões para contemplar slots, que são autorizações para pousos e decolagens, da ponte aérea Rio-São Paulo e Brasília, em aeroportos que a Azul ainda não tem força operacional.

De acordo com a proposta da Azul, o leilão de sete Unidades Produtivas Isoladas (UPIs), espécia de ‘mini Aviancas’ como partes dos ativos da companhia aérea, voltaria a ter apenas uma.

Dessa forma, esta voltaria a ser a proposta original de divisão da Avianca, apresentada pela Azul ainda em 11 de março. No entanto, essa proposta era de US4 105 milhões para obter as operações da Avianca, que está em recuperação judicial desde dezembro do ano anterior.

Dias depois, a Avianca mudou seu plano de recuperação judicial, desmembrando seus ativos em sete UPIs que seriam leiloadas. Com isso, Latam e Gol entraram na disputa dos slots, fazendo propostas para o leilão que tinha data inicial para 7 de maio.

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Entretanto, o certame não aconteceu após os credores obterem liminar para suspensão do evento. Agora, a Avianca aguarda a remarcação do leilão, após ter apresentado recurso.

Renan Bandeira

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