A Avianca Brasil pode perder 20% da frota de aviões e comprometer o cumprimento de voos no Brasil.
De acordo com apuração da “Folha de S.Paulo”, a leasing (empresa de arrendamento) Aircastle pode retomar 10 jatos Airbus A320 da Avianca Brasil.
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Se a notícia se confirmar, a companhia aérea, a quarta maior do Brasil, terá um desfalque de 20% da frota, de acordo com dados fornecidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Além disso, a Avinca corre o risco de perder mais aviões. A GE Capital Aviation Services e uma subsidiária buscam retomar 12 Airbus A320. A informação é de James Luton, porta-voz da GE.
Recuperação Judicial
Quando pediu a recuperação judicial do último mês de dezembro, a companhia aérea admitiu a possibilidade de perder 14 aviões. Segundo a companhia, isso afetaria 77 mil passageiros em um período de três semanas.
O pedido de recuperação veio após anos de perdas crescentes e pagamentos atrasados de aeronaves.
De acordo com as demonstrações financeiras da empresa, os passivos da Avianca Brasil para empresas leasing de aeronaves cresceram cinco vezes entre o fim de 2016 e setembro de 2018, chegando a 415 milhões de reais.
Um juiz manteve a decisão que teria permitido que a Aircastle recuperasse os aviões no mês passado. No entanto, a decisão expira na próxima segunda-feira (14).
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Desde então, a Avianca Brasil não fez nenhuma proposta à Aircastle para acertar as contas e manter os aviões. De acordo com a fonte ouvida pela “Folha”, empresa deve à Aircastle mais de US$ 30 milhões.
A companhia aérea é o melhor cliente individual da Aircastle, o que representa 7% de seu valor contábil.
Apesar de possuir o mesmo dono, o empresário boliviano German Efromovich, a Avianca Brasil é separada da Avianca Holdings, com sede na Colômbia.
Em novembro passado, a United Continental Holdings concedeu à Avianca Brasil um empréstimo de US$ 500 milhões.