A Avianca Brasil passará a operar em apenas quatro aeroportos a partir da próxima segunda-feira (29). Em 18 de abril, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) havia informado que a companhia aérea devolveria 18 aviões da frota.
Os aeroportos que continuarão tendo voos da companhia aérea Avianca são:
- Aeroporto Dep. Luís Eduardo Magalhães (BA);
- Aeroporto Presidente Juscelino Kubitschek (DF);
- Aeroporto Santos Dumont (RJ);
- e Aeroporto de Congonhas (SP).
A Anac também informou que a Avianca operava com 25 aviões em 16 de abril. Contra 35 aeronaves que possuía no dia 12 deste mês. Desta forma, a partir da próxima segunda-feira (29) serão apenas nove aviões operados pela companhia aérea.
Além disso, duas empresas já alertaram a companhia aérea de que apenas permitiriam a operação de aviões com pagamento antecipado ou à vista das tarifas aeroportuárias:
- a GRU Airport, concessionária do aeroporto internacional de Guarulhos (SP): declarou no último 11 que os voos a partir daquela data apenas seriam operados pela Avianca mediante pagamento à vista das tarifas aeroportuárias.
- a Infraero, empresa estatal gerida pelo ministério da Infraestrutura: declarou a exigência de que a Avianca faça o pagamento antecipado das taxas aeroportuárias para os voos programados a partir desta data.
Voos cancelados
Já são mais de 1.300 voos cancelados entre a última sexta-feira (19), e o domingo da próxima semana, 28 de abril.
Para tentar minimizar os efeitos negativos dessas medidas, a Anac recomenda que os passageiros que compraram passagens com a Avianca fiquem atentos aos comunicados da empresa sobre a situação dos voos.
Em caso de dúvida, os passageiros deverão buscar informações no site da companhia aérea ou pelos canais de atendimento telefônico, eletrônico ou presencial.
Por sua vez, a Avianca se comprometeu com a Anac a informar com antecedência mínima de 72 horas os voos que serão cancelados.
Saiba mais – Avianca: empresas estrangeiras estariam interessadas em leilão da companhia