A Avianca Internacional deve lançar uma nova propaganda publicitária no Brasil com o objetivo de se desvencilhar da imagem manchada da Avianca Brasil.
Com a divulgação de anúncios em TV, na imprensa e outdoors em aeroportos, a Avianca Internacional busca causar a impressão de uma empresa saudável e sem problemas operacionais, diferente da forma como a Avianca Brasil tem sido vista, principalmente com a recuperação judicial, os mais de R$ 2 bilhões em dívidas e o atraso no pagamento de seus funcionários.
Novo plano da empresa
Nesta semana, os executivos da Avianca Airlines, a companhia internacional controladora da Avianca Brasil, desembarcaram em São Paulo. Com objetivo desenhar uma nova estrutura de operação no Brasil.
A Avianca Airlines é comandada pelo empresário Germán Efromovich, que comanda Avianca do grupo colombiano. Para a reestruturar a companhia, o grupo conversou com Azul, Latam e Gol, com intuito de fazer acordos sobre compartilhamentos de voos no Brasil.
Saiba mais: Avianca internacional elabora uma nova estrutura de operação no Brasil
Entenda a crise da Avianca Brasil
A Avianca é a quarta maior companhia aérea do Brasil e está em recuperação judicial desde dezembro 2018. O pedido foi registrado na 1ª Vara Empresarial de São Paulo em 10 de dezembro, após crescentes prejuízos e atrasos em pagamentos de arrendamento de aeronaves.
Por causa da falta de pagamento, os credores apresentaram recursos para a Anac. A agência recebeu pedidos por retirar as aeronaves operadas pela empresa do Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB).
Além da perda de aeronaves por conta da inadimplência, a Avianca também deixou de pagar seus funcionários. Antes da crise, a empresa possuía 5,3 mil funcionários, deles 617 eram pilotos e 1,1 mil comissários.
Greve dos funcionários
Na última segunda-feira (13), os tripulantes da Avianca Brasil anunciaram que entrarão em greve na próxima sexta-feira (17) a partir das 6h. A decisão foi tomada após uma assembleia indica que a greve será feita nos aeroportos de Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ).
Saiba mais: Avianca: Tripulantes entram em greve na sexta; Confira voos cancelados
De acordo com o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), sem os pagamentos e o clima de incerteza em relação a continuidade das operações da empresa, faz com que a segurança dos voos sejam afetadas.
O sindicato ainda afirma que os tripulantes da Avianca Brasil devem impedir a decolagem dos voos da companhia que sairão dos aeroportos de Congonhas e de Santos Dumont. Além disso, os voos em trânsito, aqueles que fazem escala nos aeroportos, serão barrados.