Avianca Brasil anuncia que deixará a Star Alliance em setembro

A Avianca Brasil anunciou nesta segunda-feira (19) que deixará a Star Alliance no dia 1º de setembro.

O desligamento da Avianca Brasil fará com que aliança internacional de serviços aéreos não conte com nenhuma companhia do Brasil. No entanto, segundo a Star Alliance, 11 empresas que fazem parte do grupo continuarão operando em território brasileiro.

As companhias que continuarão atuando no País são:

  • Air Canada;
  • Avianca S.A.;
  • Air China;
  • Copa Airlines;
  • Ethiopian Airlines;
  • Lufthansa;
  • SWISS;
  • South African Airways;
  • TAP Air Portugal;
  • Turkish Airlines;
  • e United.

A aliança informou que essas aéreas operam 588 voos semanais de 11 pontos domésticos no Brasil.

Aéreas brasileiras em alianças internacionais

Após a saída da Avianca, a Latam Brasil agora é a única companhia brasileira que faz parte de uma organização aérea internacional. A empresa integra a Oneworld Alliance, grupo que conta com 13 membros, incluindo a American Airlines, a British Airways, a Iberia e a Qatar Airways.

A Azul já tentou fazer parte da Star Alliance, no entanto, as negociações não chegaram a uma conclusão. Após a tentativa da aérea de integrar o grupo, em 2015, a Avianca foi aceita na aliança.

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Embora não participe de nenhum grupo mundial, a Gol possui parcerias com companhias representativas em uma aliança. A Delta e a Air France são as principais empresas da aliança Skyteam, que conta com 19 membros.

Recuperação judicial da Avianca Brasil

O CEO da Star Alliance, Jeffrey Goh, lamentou a situação atual da Avianca, ao lembrar que as operações da companhia foram suspensas no Brasil.

A aérea está em recuperação judicial desde dezembro 2018. O pedido foi registrado na 1ª Vara Empresarial de São Paulo em 10 de dezembro, após prejuízos e atrasos em pagamentos de arrendamento de aeronaves.

Saiba mais: Avianca Holdings registra prejuízo líquido de US$ 408 milhões no 2T19

A empresa era a quarta maior no setor de aviação do Brasil. Dessa forma, era responsável por 13% do mercado aéreo nacional e tinha registrado um crescimento forte nos últimos anos.

Com a crise, a companhia deixou de pagar seus funcionários. Além disso, a área perdeu algumas de suas aeronaves.

Em maio desse ano, a Avianca Brasil teve voos e operações suspendidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Giovanna Oliveira

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