A Avianca Brasil cortou os voos diários internacionais que saem de Guarulho com destino a Santiago, Miami e Nova York, de acordo com o anúncio da empresa aérea desta quinta-feira (17).
A Avianca Brasil passa por uma recuperação judicial desde dezembro do último ano. Em nota, a empresa informou que a medida foi tomada para readequar as operações.
“Seguimos focados em garantir a sustentabilidade do negócio e manter a excelência do atendimento, que está em nosso DNA. Reforçamos que todos os demais 26 destinos estão preservados e que continuamos operando normalmente, com mais de 240 voos diários”, afirmou.
O vice-presidente comercial da empresa, Alberto Weisser, passou a contatar as operadoras e agências de viagem para informar o corte nos voos. No entanto, o encolhimento fará com que a empresa tenha 243 voos diários, diferentes dos anteriores 264 voos diários.
Os voos domésticos seguem sem alterações.
Além disso, a companhia aérea fará a devolução de duas aeronaves modelo A330 para empresas de arrendamento.
Desta forma, a Avianca continua com a devolução de aeronaves. Atualmente, quatro foram devolvidas, mas o plano é que oito sejam entregues.
Saiba mais: Avianca Brasil pode perder 20% da frota de aviões
Entretanto, a empresa não informou quem arrendará as aeronaves. De acordo com a empresa, as devoluções são formas de conter os gastos e se reestruturar estrategicamente.
Recuperação Judicial
A companhia aérea fez o pedido de recuperação judicial em 11 de dezembro de 2018. A empresa opera com 13% do mercado nacional e registrou um crescimento forte nos últimos anos. No entanto, acabou acumulando dívidas demais de R$ 500 milhões.
Desde então, três empresas de arrendamento pediram restituição de posse, por conta da falta de pagamento. No total as empresas arrendaram 14 aeronaves para a companhia aérea, equivalente a 30% do total em operação
Em 2018, a empresa assegurou que nenhuma das operações seriam afetadas, mesmo com o processo de recuperação.
A Avianca Brasil demitiu 140 funcionários na última semana.