O governo da Austrália informou nessa quinta-feira (12) que disponibilizará US$ 11,4 bilhões (cerca de R$ 55 bilhões) para tentar conter o impacto da crise do coronavírus (covid-19).
A Austrália tomou a decisão para tentar evitar que a pandemia leve o país a recessão. Até o momento, somente 140 casos de coronavírus foram confirmados, com três vítimas fatais.
Em 2008 a Austrália foi duramente atingida pela crise financeira internacional, o que deixa os economistas receosos sobre os possíveis impactos que a doença pode causar na economia.
Saiba mais: Organização Mundial da Saúde declara o coronavírus pandemia
O pacote será usado para:
- Financiar os salários de 120 mil aprendizes;
- Ajudar 6 milhões de aposentados;
- Pensionistas e desempregados também serão beneficiados;
- Pequenas empresas receberão parte da verba para recuperar possíveis danos causados pelo coronavírus.
O ministro da Economia da Austrália, Josh Frydenberg, informou que a economia receberá grande parte da verba de mediato, e acredita que a medida elevará o Produto Interno Bruto (PIB), em 1,5 ponto percentual ainda no segundo trimestre desse ano.
Economia afetada
No Brasil, o Ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que a crise causada pela pandemia é passageira.
Coronavírus e Mercado Financeiro | Saiba quais oportunidades você pode estar perdendo
“É uma crise passageira, uma pandemia, como foi dito do ponto de vista de saúde pública. Tem uma onda de impacto, um período de difusão, e depois ela cede também com força. Já está acontecendo isso na China. Vamos tomar o impacto agora”. declarou o político.
Guedes ainda acrescentou que “tem que alguns setores que sabemos que vão ser impactados, viagens internacionais, serviços em geral” disse Guedes, “tem série de efeitos que estamos analisando e nos preparando para enfrentar a frente”.
O ministro falou sobre previsões de crescimento do PIB, “já estávamos entrando a 2%, que seria a nossa estimativa para esse ano, tinha gente que estimava 2,5%, com o coronavírus agora cai 0,5%, pode voltar a 2%, eu já estimava 2%, e estou observando o efeito sobre a economia”.
Esse é o primeiro fundo desse tipo utilizado na economia desde a crise que a Austrália enfrentou em 2008.
Notícias Relacionadas