Aumento dos Tresuries: maior índice em 7 anos
Diante da incerteza do período eleitoral, os Tresuries –investimento de renda fixa norte-americano- ganha destaque no noticiário financeiro. Os juros futuros enfrentam seu maior rali de alta desde 2016. Atingiram o maior patamar e abalam mercados globais.
Os Tresuries de 10 anos atingiram 3,232% na manhã desta quinta-feira (4) e alcançaram o maior patamar desde maio de 2011. A alta do investimento está diretamente relacionada com a alta de empregos no cenário estadunidense, com cerca de 230 mil vagas a mais em setembro.
Os números convergem para percepção de que o mercado de trabalho está próximo do pleno emprego e que a expansão da economia Estados Unidos, que já dura nove anos, não dá sinal de desaceleração.
O crescimento da economia dos Estados Unidos deixa a expectativa por pressão inflacionária no país mais elevada. Desse modo, a possibilidade do Banco central dos EUA (Fed) elevar os juros é maior.
O presidente do Fed, Jerome Powell, disse nesta quarta-feira (3), que o banco central tinha um caminho longo a ser percorrido antes que as taxas de juros se tornassem neutras. Sugeriu que, além dos três já registrados em 2018, mais aumentos poderiam estar no horizonte financeiro.