Inflação dos EUA sobe e renda fixa americana ganha “fôlego” 

A inflação nos Estados Unidos surpreendeu os especialistas em janeiro, com um aumento significativo de 0,5%, o que leva a taxa a uma alta anual acumulada de 3%. Em resposta, a renda fixa americana, por meio dos Treasuries (títulos públicos) se tornaram mais atrativa.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2025/02/1420x240-Banner-Home.png

Esses números não apenas superaram as expectativas do mercado, que previa um aumento mensal de 0,3% e anual de 2,9%, mas também apontam para uma trajetória inflacionária que pode pressionar o Federal Reserve a agir.

De igual modo, o índice de preços ao produtor (PPI) subiu 0,4% no mês passado, acima do consenso, que era de 0,3% ao mês. 

Com os juros atuais no patamar de 4,25% a 4,5%, o Fed não sinalizou se haverá cortes pela frente. Mas com os dados da inflação, há uma expectativa que os juros possam subir, aumentando ainda mais o retorno da renda fixa americana.

Além disso, com as constantes medidas do governo de Donald Trump, incluindo tarifas sobre importações que podem influenciar a inflação futura.

Renda fixa americana tem com taxas mais altas com inflação elevada

Diante desse cenário, os investidores voltam sua atenção para os títulos do Tesouro americano, cujos rendimentos estão se destacando.

A renda fixa, antes vista como uma alternativa menos interessante, agora ganha “fôlego” à medida que a inflação pressiona as taxas de juros para cima

A T-Note de dez anos, que é um indicador importante de custo para as empresas e consumidores, viu sua taxa crescer para 4,53%, o que torna a renda fixa muito mais atraente em um ambiente onde o risco de inflação parece crescente.

Uma das formas de acessar o mercado de títulos públicos americanos é por meio dos ETFs, que são fundos de índice listados em bolsa.

Uma das opções possíveis, de acordo com a Investo, é o USDB11, que replica o BND (Vanguard Total Bond Market ETF), que permite o acesso a mais de 11.000 títulos de renda fixa americana e exposição ao dólar, possibilitando a construção de uma alocação diversificada em renda fixa nos EUA e com baixo risco. 

Outra maneira de investir em renda fixa americana é a compra direta de ativos de crédito ou do mercado de treasures, que são os títulos públicos dos Estados Unidos. 

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2025/02/Lead-Magnet-1420x240-1.png

Gustavo Bianch

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno