Em levantamento divulgado na manhã desta terça-feira, 20 de novembro, pelo Banco Central (BC) foi apontado que a atividade econômica se recuperou em quatro das cinco regiões do país pós-greve dos caminhoneiros.
Na média do Brasil o crescimento na atividade econômica do país foi de 1,9% no trimestre até agosto, alta após a queda de 1,4% no trimestre até maio.
O destaque ficou, principalmente, par o crescimento do O IBCR, índice que mede as atividades, da Região Sul do país, que teve alta de 3,2% no trimestre até agosto, na comparação com o trimestre até março, quando teve queda de 1,3%.
O Nordeste teve crescimento de 1,5% no período, se recuperando após ter queda de 2,1% no trimestre até maio, maior entre todas regiões no recorte de tempo.
Enquanto a Região Sudeste teve alta de 0,9% no período, já no Centro-Oeste a melhore foi de 0,5%.
Todavia o Norte foi a única região a apresentar baixa no trimestre até agosto, caindo em 0,9%.
O Banco Central ainda afirmou que a recuperação da atividade econômica nas regiões vem apresentando “resiliência” após o período de greve dos caminhoneiros, todavia foi destacado que a economia brasileira ainda cresce em um ritmo abaixo do esperado no início do ano.