Ícone do site Suno Notícias

Latam sofre ataque hacker no Brasil e dados de passageiros são expostos

Latam sofre ataque hacker no Brasil e dados de passageiros são expostos

Latam

A companhia aérea Latam sofreu um ataque hacker no Brasil fazendo com que seus passageiros tivessem seus dados expostos. A informação foi divulgada na noite da última sexta-feira (12) pela empresa.

Parte dos membros de seu programa de fidelidade, o Latam Pass, teve seus dados vazados em função de um ataque hacker sofrido pela multinacional Sita, que presta serviços de tecnologia da informação ao setor aéreo.

Em comunicado, a Latam informou que o “ataque aos sistemas Sita afetou parte de suas informações pessoais do programa Latam Pass, como nome, sobrenome, número de membro e categoria”.

Além da Latam, a Gol (GOLL4) e Azul (AZUL4) também têm parcerias com a Sita. No entanto, a Gol informou que os dados de seus clientes não foram afetados pelo ataque, já que este atingiu um serviço que a companhia não contrata.  Enquanto a Azul até o momento não se pronunciou sobre o caso.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

A Sita informou sobre o ataque na semana passada, relatando que dados como número de bilhetes, reservas, cartões de crédito, contas bancárias, número do passaporte, e-mail e senhas não foram afetados. Todavia, a companhia  recomenda que os usuários troquem suas senhas periodicamente.

“Como Grupo Latam, não trabalhamos diretamente com os sistemas afetados (…). Não obstante, Sita lida com algumas informações de nossos clientes, membros do Latam Pass, atuando para outras companhias aéreas com as quais temos acordos comerciais de passageiros frequentes, as quais utilizam esses sistemas”.

De acordo com a Latam, a Sita já agiu com o objetivo de mitigar o acidente. A multinacional de tecnologia atua em mais de 1.000 aeroportos e diz cobrir mais de 90% dos destinos globais.

“Com as companhias aéreas com as quais temos esses acordos comerciais e que utilizam o serviço Sita, nós, da Latam, estamos trabalhando para resolver esta situação”, informou a empresa.

Sair da versão mobile