Ata mostra que BCE debateu pacote de estímulos monetários em julho

De acordo com a ata divulgada nesta quinta-feira (22) sobre a reunião do Banco Central Europeu (BCE), dirigentes do banco debateram sobre um suposto novo plano de estímulos monetários. Este pacote teria como base:

  • cortes de juros;
  • compras de ativos.

A reunião do Banco Central Europeu ocorreu no dia 25 de julho. Os representantes do BCE também consentiram que é necessário haver uma postura complacente, como a atual, por um tempo ainda indeterminado.

“Foi expressada a visão de que várias opções deveriam ser vistas como um pacote, ou seja, uma combinação de instrumentos com significativas complementaridades e sinergias, uma vez que a experiência mostra que um pacote de políticas – como um combinação de cortes de juros e compras de ativos – é mais eficiente do que uma sequência de ações seletivas”, comunicou o BCE na ata de sua reunião realizada em julho.

Os dirigentes do Banco Central Europeu também concordaram em estudar maneiras de tornar sua orientação futura para os juros mais forte. Dessa forma, o banco deve criar um novo sistema de camadas para a taxa de depósitos. A atual taxa se encontra em -0,40%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/01/1420x240-Banner-Artigos-1-_-Banner-Materias-1-SNFF-AO.png

Entretanto, outros representantes do BCE são contra o desenvolvimento de um sistema de camadas. Isso porque, para eles, é possível que a medida cause “efeitos indesejados” na economia.

Economia global na pauta do BCE

Ademais, o BCE falou sobre o comércio global e a desaceleração dos investimentos internacionais. O banco ainda salientou que a baixa na economia da zona do euro deve permanecer por mais tempo do que o previsto.

Veja também: EUA mantém conversas secretas com assessores de Nicolás Maduro 

O presidente do BCE, Mario Draghi, disse que em setembro já haverá mais estímulos econômicos. As incertezas com o Brexit e a guerra comercial tem deixado um rastro negativo na economia global. Recentemente, a Alemanha divulgou dados sobre seu PIB e produção industrial. A potência econômica mostrou um crescimento mais baixo do que o esperado em sua economia.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno