Quanto custa uma assessoria de investimentos?
A assessoria de investimentos é um serviço que pode auxiliar diversos tipos de investidores, independentemente da experiência ou do conhecimento de cada um deles sobre o mercado. Mas, você sabe quanto custa ter um assessor?
A remuneração dos assessores de investimento ainda é um tema nebuloso para muitos investidores pessoa física, sobretudo por conta de algumas taxas e comissões ocultas cobradas por parte das assessorias de investimento.
Pensando nisso, Tiago Reis, fundador da Suno, e Mateus Apud, assessor na Status Invest, realizaram uma live para esclarecer as diferenças entre o fee fixo e o modelo comissionado.
Quer ter um profissional para te ajudar com seus investimentos de forma transparente? Então clique aqui para entrar em contato com os assessores da Status Invest
No modelo comissionado de remuneração, que ainda é adotado por boa parte das assessorias, o pagamento do assessor de investimentos varia de acordo com comissões que ele recebe ao indicar determinado produto para o seu cliente.
Isso tende a gerar um certo conflito de interesses, uma vez que o cliente não tem clareza se aquele produto que lhe foi indicado realmente é o melhor para a sua carteira. Além disso, há uma falta de transparência sobre os valores que estão sendo pagos.
Já no modelo fee fixo, mais adotado internacionalmente, o assessor de investimentos recebe um pagamento fixo, sem a incidência de bônus ou comissões, o que garante mais transparência na relação com o cliente.
A modalidade amplamente difundida no exterior vem ganhando relevância no mercado nacional. Por aqui, a Status Invest Assessoria de Investimentos, por exemplo, é uma das principais assessorias a utilizar esse modelo.
“O fee fixo é o modelo com o qual a gente trabalha e no qual a gente acredita. Ele faz mais sentido tanto pro assessor quanto pro cliente, pois é um modelo vencedor no longo prazo. O modelo comissionado, aliás, já foi inclusive proibido em alguns países da Europa”, explica Mateus Apud.
Que tal aprender mais sobre os modelos de remuneração das assessorias de investimento? Clique aqui e baixe nosso e-book sobre Fee Fixo
“Quando o cliente paga um valor fixo, a relação se torna mais leve, transparente e alinhada. Afinal, a carteira dele é montada sob a ótica do que é melhor para aquele momento, e não sob a ótica do comissionamento”, complementa Tiago Reis.
Caso você tenha interesse em contar com uma assessoria de investimentos que preza pela transparência, clique aqui para entrar em contato com a Status Invest e conheça mais sobre o trabalho dos nossos profissionais.