Ícone do site Suno Notícias

Mercado de assessores de investimento cresce 7% em 2024

Assessores de investimento

Foto: Freepik

O mercado de assessores de investimento no Brasil encerrou 2024 com um total de 26.681 profissionais credenciados, segundo o relatório mensal divulgado pela ANCORD (Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias).

O número representa um crescimento de 7,02% frente aos 24.931 assessores registrados no País ao final de 2023.

“Esse crescimento no número de assessores é muito positivo pois mostra que mais pessoas estão querendo investir e conhecer o mercado, mais pessoas estão tendo interesse em educação financeira…Creio que isso é um avanço para o Brasil como um todo”, afirma Mateus Apud, assessor de investimentos na Status Invest.

O levantamento da ANCORD revela que 79% dos assessores de investimentos no Brasil são homens, e 34% dos profissionais têm entre 26 e 35 anos. A faixa etária entre 36 e 45 anos aparece logo em seguida, representando 32% do total. Apenas 2% dos assessores possuem mais de 65 anos, configurando a menor parcela do segmento.

A região Sudeste concentra 62,1% dos assessores do país, com destaque para São Paulo, que sozinho abriga 40,2% dos profissionais, equivalente a 16.554 pessoas. Na sequência, a região Sul representa 23,8% do total de assessores, seguida pelo Nordeste (7,3%), Centro-Oeste (5,5%) e Norte (1,3%).

Qual é a importância de um assessor de investimentos?

Segundo Mateus Apud, contar com o respaldo de uma assessoria de investimentos é fundamental tanto para os investidores iniciantes quanto para os mais experientes.

“O assessor de investimento é importante para todo mundo que não trabalha com o mercado financeiro. Ou seja: a pessoa tem uma profissão fora do mercado, e tendo um especialista ao lado, ela consegue focar no seu trabalho, enquanto o assessor vai filtrar as melhores oportunidades de investimento para ela”, explica.

O profissional, contudo, destaca que não se trata de delegar toda a gestão financeira para o assessor. Mas, sim, ter o respaldo desse profissional especializado e, junto dele, entender qual é o melhor caminho para os seus investimentos.

“Você não vai investir em algo que não sabe do que se trata. É importante estudar e saber o que se passa no mercado. Mas, com a ajuda do assessor, você pode focar no seu trabalho e nos seus hobbies enquanto, na outra ponta, haverá alguém qualificado te auxiliando com os investimentos”, afirma o profissional da Status Invest Assessoria de Investimentos.

Saiba mais sobre a Status Invest

A Status Invest Assessoria vem contribuindo para o desenvolvimento do mercado de capitais por meio do treinamento e desenvolvimento de novos profissionais.

Além disso, vale destacar que a Status adota o fee fixo, modelo de remuneração ainda pouco adotado em outras assessorias de investimento.

Esse modelo não prevê comissões aos assessores, que são remunerados a partir de uma taxa fixa, reduzindo assim potenciais conflitos de interesse.

Ficou interessado no modelo fee fixo? Quer saber mais sobre o assunto? Então clique aqui para baixar o nosso e-book gratuito!

Ou seja: no modelo comissionado, por exemplo, é possível que o assessor indique certo produto que não faça tanto sentido para o cliente, mas que vai lhe gerar uma comissão extra. No modelo fee fixo, esse risco deixa de existir.

“Esse modelo faz muito sentido para os clientes e também para o desenvolvimento e a carreira do assessor. Então acredito que aqui na Status estamos fazendo um bom bom trabalho para o avanço do mercado”, completa Apud.

Se você já é um profissional da área e quer fazer parte do time de assessores de investimento da Status Invest, clique aqui para fazer sua inscrição!

Sair da versão mobile