Assaí investirá R$ 7 bilhões em novas unidades após cisão do GPA (PCAR3)
O Assaí, gigante do segmento de atacarejo do País, apresentou ao mercado, nesta terça-feira (2), seus planos para o período pós-cisão do Grupo Pão de Açúcar (PCAR3). A companhia planeja investir aproximadamente R$ 7 bilhões em novos pontos de venda até 2026.
Em teleconferência com analistas, o CEO Belmiro Gomes divulgou os planos de expansão do Assaí. Deste ano até 2023, devem ser inauguradas 78 novas lojas. Já nos três anos subsequentes, estão previstos mais 45 lançamentos. Com a meta, as atuais 185 unidades podem subir para 308 em todo o Brasil.
Segundo o executivo, o investimento por loja deve ficar em torno de R$ 55 milhões, ao passo que o custo para manutenção deve ficar em R$ 1 milhão. O payback, ou seja, o retorno de cada projeto, segundo previsões da empresa, demorará entre seis e sete anos.
Com o objetivo de investir em seu crescimento, a rede irá perpetuar sua estratégia de regionalização e personalização das lojas para atender diferentes públicos com uma ampla série de produtos — são mais de nove mil itens de compra disponíveis.
No terceiro trimestre de 2020, o Assaí teve uma receita total de R$ 36,4 bilhões, sendo a segunda maior do setor — ficando atrás somente do Pão de Açúcar. A companhia, que atua em 17 estados do País, está em período de pré-listagem na Bolsa de Valores de São Paulo (B3). Analistas têm avaliado a empresa em R$ 20 bilhões.
Safra recomenda compra de PCAR3 após cisão do Assaí
Em relatório divulgado na última semana, o banco Safra informou a seus clientes que a cisão do Assaí será positiva para o Grupo Pão de Açúcar. O movimento poderá ser um catalisador para a alta das ações — a recomendação da instituição é de compra, com preço-alvo de R$ 102.
Com base na cotação desta terça-feira, por volta das 15h, quando os papéis eram negociados a R$ 80,14, o upside é de aproximadamente 27%.
Além da futura cisão, o banco cita a manutenção da forte demanda da população, tanto para o segmento de atacarejo quanto para o de multivarejo, e os trabalhos para melhorar as operações do multivarejo, com destaque para a as mudanças digitais e ajustes na estratégia comercial da rede Extra.
As projeções da instituição são de faturamento de R$ 250 milhões para o GPA Varejo neste ano, e avaliação de R$ 2,5 bilhões após a cisão, e de R$ 1,3 bilhão para o Assaí, que viria a mercado avaliada em R$ 20,8 bilhões. A companhia, no entanto, diz que não há nenhuma decisão em relação a IPO nesse momento.