Em relatório divulgado nesta quinta-feira (20), o Assaí (ASAI3) reportou um lucro líquido de R$ 281 milhões. O montante mostra queda de 47,8% frente ao apresentado um ano antes. No entanto, se o resultado for ajustado, descontando os créditos fiscais no trimestre correspondente de 2021 e tirando da conta também os gastos pré-operacionais de lojas que ainda não foram abertas, o lucro líquido fica em R$ 318 milhões, com alta de 4% na comparação anual.
O Ebitda do Assaí (Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) da companhia no trimestre foi de R$ 994 milhões, com alta de 2% em relação ao mesmo período do ano passado. Já no critério ajustado, o valor foi de R$ 1,011 bilhão, com alta de 20,6%.
Os ajustes da companhia incluem a retirada de gastos pré-operacionais, pois a empresa teve nesse trimestre investimentos intensos para a conversão de lojas compradas do Extra Hiper para o formato do Assaí. Um ano antes, esses gastos com lojas que ainda não tinham receita foram de cerca de R$ 10 milhões, enquanto neste trimestre subiram para R$ 56 milhões.
A empresa apresentou uma alta de 30% nas vendas em relação ao terceiro trimestre do ano anterior.
A receita bruta do Assaí atingiu a casa de R$ 15,1 bilhões, avançando quase 30% no acumulado de um ano. A empresa atribui esse resultado às conversões de hipermercados e as lojas abertas no 3T22.
A companhia apresentou receita líquida de R$ 13,8 bilhões, com alta de 29,2% em relação ao trimestre correspondente de 2021, se forem excluídos da conta os créditos fiscais de 2021. No conceito mesmas lojas, que considera apenas os pontos de vendas que já estavam abertos um ano antes, a alta foi de 9%, excluindo o que a companhia chama de “efeito calendário”.
A margem Ebitda ajustada do Assaí ficou em 7,3% no período, caindo 0,5% no comparativo anual. Já o lucro Ebita -antes juros, impostos e amortizações- resultou em R$ R$ 1,01 bi, crescendo mais de 20% na mesma comparação.
Com isso, o resultado financeiro do Assaí foi para R$ 314 milhões, intensificando um dado negativo que foi de R$ 88 milhões há doze meses.
“O Assaí encerrou o 3T22 com 233 lojas em operação e uma área de vendas de 1,1 milhão de metros quadrados. Nos últimos 12 meses, foram inauguradas 44 novas lojas, uma expansão recorde e que representou um aumento de +30% da área de vendas da Companhia”, destaca o relatório.
Extra Hiper: Assaí eleva meta de conversão e abertura de lojas
A rede de atacados espera concluir a transição da maioria das lojas Extra Hiper ainda em 2022. A empresa aproveitou para atualizar sua meta de aberturas de novas lojas. Agora, serão 45 conversões e 13 aberturas orgânicas, o que leva ao número de 58 inaugurações. Antes, o prometido eram 40 conversões das lojas compradas do Extra Hiper e 12 aberturas orgânicas no ano, o que somava 52 inaugurações.
No final do ano passado, o Assaí fechou um acordo com o Grupo Pão de Açúcar (PCAR3) para a exploração de 70 pontos comerciais que pertenciam à bandeira Extra Hiper. O valor da transação foi de R$ 5,2 bilhões.
Entre dezembro do ano passado e fevereiro deste ano, foram encerradas as operações comerciais das lojas, e o Assaí passou a convertê-las em unidades atacadistas.
“Encerramos o terceiro trimestre de 2022 com 14 conversões de hipermercados e, até o momento, 19 já foram realizadas. Diante dessa forte expansão, entregamos um resultado excelente no trimestre, com crescimento das vendas aliado ao maior ganho de market share do ano”, afirma Belmiro Gomes, CEO do Assaí, no documento de balanço do Assaí publicado na CVM.
Sobre as conversões já inauguradas neste terceiro trimestre, a companhia informa que, mesmo com pouco tempo de operação, elas já estão entre as principais lojas em termos de venda, acima das expectativas para o projeto. O Assaí havia projetado para essas lojas vendas três vezes maiores do que os pontos entregavam sob a bandeira antiga e margem Ebitda de 150 pontos base acima da média da companhia. Além disso, a empresa projetou R$ 100 bilhões de faturamento em 2024.
Dívida do Assaí
A companhia encerrou o trimestre com uma relação dívida líquida/Ebitda Ajustado de 2,68 vezes, patamar que considera alinhado às expectativas dado o contexto de altos investimentos em expansão.
“No terceiro trimestre foi realizada uma nova emissão de R$ 600 milhões em certificados de recebíveis imobiliários visando o refinanciamento da parcela de dívida a vencer em 2023 (R$ 1 bilhão), totalizando, portanto, R$ 12 bilhões de dívida bruta“, diz o documento da companhia.
O custo de captação dessa emissão reduz o custo de dívida médio da Companhia para CDI+1,47%, e mantém o prazo médio em cerca de 4 anos. “Com a rápida maturação das lojas e a crescente e robusta geração de caixa, o patamar de alavancagem deve alcançar níveis inferiores a 2x ao final de 2023, o que se traduziu na manutenção do rating em AAA(br) divulgado pela Fitch em 14 de outubro de 2022″, ressalta a empresa.
Com Estadão Conteúdo
Bank Of America recomenda compra
Recentemente, o Bank Of America atualizou sua posição para Assaí e passou a recomendar a compra do ativo. A instituição elevou o preço-alvo de R$ 22 para R$ 24.
Para os analistas do BofA, uma forte execução e melhor governança podem triplicar o valor do Assaí, aliviando as necessidades de liquidez da companhia. “Enquanto esperamos que as mesmas lojas do Assai desacelerem com a inflação de alimentos, muitos fatores parecem provavelmente sustentar os níveis atuais de preços”, afirmaram os analistas do BofA.