O Assaí (ASAI3) apresentou lucro líquido de R$ 297 milhões no quarto trimestre de 2023. O resultado foi 26,8% menor na comparação com o mesmo período de 2022. Na comparação com o trimestre imediatamente anterior, porém, houve alta de 60%.
No release que acompanha os resultados do Assaí divulgados nesta quarta-feira, a empresa aponta que trata-se do melhor resultado de 2023, “em função da sazonalidade e da qualidade da expansão realizada ao longo dos últimos anos”.
O Ebitda ajustado, por sua vez, ficou em R$ 1,436 bilhão de outubro a dezembro de 2023, uma alta de 22,6% ante o mesmo período do ano anterior. A margem desse indicador subiu 0,5 ponto porcentual, para 7,8%.
Já a receita líquida do Assaí foi de R$ 18,421 bilhões, um avanço anual de 15,5%. No release de resultados, o Assaí destaca ainda que o desempenho “reforça o posicionamento da companhia mesmo diante de um cenário composto por deflação e pressão no poder de compra dos consumidores”.
A varejista credita a melhora à expansão das lojas – 27 inaugurações nos últimos 12 meses – e ao sucesso de sua estratégia comercial.
No indicador de vendas em ‘mesmas lojas’ (SSS, na sigla em inglês), houve crescimento de 2,9% no trimestre encerrado em dezembro, ante igual intervalo de 2022. O resultado teve contribuição das 35 conversões inauguradas entre julho e novembro do ano anterior ao do balanço.
Com Estadão Conteúdo
Lucro do Assaí cai 34,2% no 3T23, mas faturamento aumenta 22%
O Assaí (ASAI3) registrou um lucro líquido de R$ 185 milhões no terceiro trimestre de 2023 (3T23)
O lucro do Assaí mostrou um recuo de 34,2% na comparação com o mesmo período do ano passado, quando a empresa reportou um lucro líquido de R$ 281 milhões.
Segundo o balanço do Assaí, o lucro e a margem líquida foram impactados negativamente pelas altas taxas de juros praticadas no Brasil atualmente.
Apesar da queda nos lucros, o faturamento foi de R$ 18,2 bilhões no 3T23, com alta de 22% em relação ao 3T22. A receita líquida do Assaí totalizou R$ 17,0 bilhões, aumentando 22,9% na comparação anual.