Novo ciclo da Assaí (ASAI3): XP eleva preço alvo com potencial de alta

O Assaí (ASAI3) organizou uma visita a uma loja convertida do Extra em São Paulo (SP), com objetivo de mostrar o novo modelo da loja, dando destaque a novos serviços que serão oferecidos e mudanças de sortimentos, além de compartilhar alguns números atualizados e a estratégia.

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Com ajustes da expectativas e uma visão positiva sobre possibilidade de alta das ações, a XP Investimentos reitera a recomendação de compra das ações do Assaí e elevou o preço alvo, indo de R$ 20 para R$ 22 para o fim de 2023.

“Esta será a 6ª inauguração de loja convertida do Extra, com a expectativa de 40 aberturas até o fim de 2022. No geral, a visita nos deixou mais confiantes de que a empresa entregará o aumento de vendas de 3x e margens mais altas nas lojas convertidas, enquanto as novas lojas (orgânicas) também tem riscos de alta devido ao seu melhor resultado na operação de loja”, detalhe o relatório da XP.

O modelo de atacarejo continuará a ganhar espaço no segmento de varejo alimentar — onde o Assaí atua –, conforme as companhias aceleram planos de expansão e desenvolvem os modelos de loja.

Segundo levantamento da Nielsen, o atacarejo responde por cerca de 19,7% (2021) do setor, com 40% do mercado concentrado em players menores, além de 8% com os hipermercados.

Na visão dos analistas da XP, estes são os principais pontos positivos do mercado para o atacarejo, pelos seguintes motivos:

  • As novas lojas oferecem uma proposta de valor melhor em relação aos players menores de atacarejo; e
  • “Nós somos céticos quanto à preferência dos consumidores pelo canal dos hipermercados, dada a atual evolução na proposta de loja do atacarejo”, diz o relatório.

Novo posicionamento do Assaí

Os analistas da XP que compareceram na visita à loja afirmam que o CEO do Assaí destacou que as lojas da companhia estão evoluindo de acordo com as preferências dos consumidores.

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Em especial, o Assaí está se propondo a investir em uma melhor experiência de compra (ar condicionado, localização, iluminação etc.), além de um maior sortimento de produtos e serviços, que podem ser alterados conforme o perfil de cada loja em termos de tamanho e região.

“Importante ressaltar que este novo modelo será replicado em todas as lojas do Assaí que oferecerem as características necessárias, não se limitando apenas às conversões do Extra”, aponta o relatório.

A XP ressalta que a elevação do preço alvo do Assaí é baseado em:

  • Continuar no pensamento construtivo, esperando resultados sólidos frente à recuperação do canal B2B, pagamento adicional do Auxílio Brasil e aberturas das lojas do Extra;
  • Exposição ao formato do Atacarejo no varejo alimentar devido à sua proposta de valor atrativa, com custo/benefício em meio a um cenário macro desafiador e de menor renda disponível; e
  • A visão de que a empresa continua como um nome de alta qualidade, dado seu sólido histórico de resultados e entregas.

Cotação

As ações do Assaí operam em queda de 0,16%, a R$ 18,27, às 16h55, próximo ao fechamento da sessão desta quarta-feira (31).

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Victória Anhesini

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