Assaí (ASAI3): lucro cresce 34% no 3T21 com crédito fiscal; empresa quer abrir mais de 300 lojas

A Assaí (ASAI3) divulgou nesta quinta-feira (26) seu resultado no terceiro trimestre de 2021. O lucro líquido do Assaí somou R$ 538 milhões no período. O resultado representa uma alta de 34% em relação ao mesmo período do ano passado e é impactado por um crédito fiscal. A empresa teria um avanço de apenas 11% no trimestre se não fosse pelo crédito.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/08/Lead-Magnet-1420x240-A.png

O Ebitda da Assaí (lucro antes de juros impostos depreciação e amortização) ajustado foi de R$ 973 milhões, alta de 36%. Sem os créditos fiscais, o avanço teria sido de cerca de 17%.

A receita líquida da Assaí, por sua vez, foi de R$ 10,8 bilhões no trimestre, um avanço de 17,5% em relação ao terceiro trimestre de 2020 e de 56,2% em relação ao mesmo período de 2019.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

A Assaí destaca em seu relatório que o faturamento bruto alcançou R$ 11,7 bilhões no período, patamar recorde em um trimestre, com adição de R$ 1,6 bilhão comparado ao mesmo período em 2020. “A evolução da receita líquida foi de 18%, refletindo a forte expansão orgânica (+12,7%) e o consistente desempenho das vendas ‘mesmas lojas’ (+4,5%), além de atingir o maior crescimento acumulado dos últimos 2 anos (+56%).”

A Assaí também apresentou um melhora em sua dívida. A alavancagem (relação entre dívida líquida/EBITDA ajustado) da empresa teve redução de -1,84x no período, uma melhora de 0,6x EBITDA comparado ao terceiro trimestre de 2020 (-2,49x), refletindo a contínua geração de caixa operacional.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Assaí: compra do Extra e abertura de mais de 300 lojas até 2023

A empresa pretende dar continuidade ao plano de expansão, com previsão de abertura de 25 a 28 novas lojas no ano. Até 2023, a expectativa é de mais de 300 lojas, incluindo aberturas orgânicas. Nos últimos 12 meses, 87 mil m² de área de vendas foram adicionados, um aumento de +11,5%. A expansão também é prevista para seu comércio eletrônico: com o início recente das operações, já disponível em 122 lojas presentes em 16 estados.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

“Encerramos mais um trimestre com crescimento acelerado, ganhos de rentabilidade e geração de caixa, mesmo em um cenário desafiador e com forte base de comparação. Estamos preparados para o último trimestre do ano com um time engajado para atender o(a) cliente no ambiente que ele(a) deseja: digital e/ou físico”, disse Belmiro Gomes, diretor presidente do Assaí. “Iniciamos a nossa operação no e-commerce e temos ampliado rapidamente a base de lojas envolvidas. Anunciamos ainda uma transação prevendo a conversão de 71 lojas Extra Hiper, o que adicionará à companhia pontos comerciais com alto potencial de rentabilidade. Trata-se de um movimento relevante no cenário alimentar brasileiro, impactando significativamente e refletindo as mudanças comportamentais do cliente, que vem migrando para o atacarejo –em especial o Assaí, que une preços competitivos e excelência na experiência de compra à força da marca.”

(Com informações da Agência Estado)

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2021/09/960x136-1-1.png

Bruno Galvão

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno