GPA (PCAR3) vende 71 lojas do Extra ao Assaí (ASAI3) e sai do segmento de hipermercados

O Assaí (ASAI3) fechou nesta quinta (14) acordo com o GPA (PCAR3) para a compra de 71 lojas do hipermercado Extra. O valor total da transação foi de R$ 5,2 bi. O GPA ficará sem nenhuma unidade com a bandeira do Extra e sairá do segmento de hipermercados.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

O acordo do Pão de Açúcar com a Sendas Distribuidora, controladora do Assaí, inclui um memorando de entendimentos vinculante (MoU), que prevê a cessão ao Assaí tanto de lojas Extra Hiper em imóveis próprios como locados de terceiros, além dos respectivos contratos de locação – e pode envolver também a aquisição pelo Assaí de certos equipamentos existentes nas lojas.

No fato relevante, o Assaí diz que, do preço total estimado da transação, R$ 4 bi deverão ser parcelados pelo Assaí ao GPA, entre dezembro de 2021 e janeiro de 2024.

No comunicado ao mercado, o Assaí informa que celebrou outro memorando de entendimentos com um fundo imobiliário “com a interveniência e garantia do Assaí, regulando a alienação de 17 (dezessete) imóveis próprios do Pão de Açúcar”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2021/07/74c682f4-banner-home-6-5.jpg

O preço estimado de venda desses imóveis, diz o Assaí, é de R$ 1,2 bilhão e será pago pelo fundo ao GPA, perfazendo o preço total da transação: “A garantia do Assaí consiste na obrigação de pagamento pelos imóveis caso o fundo não cumpra o prazo acordado. Simultaneamente, Assaí também celebrou outro memorando de entendimentos com o fundo regulando a locação, após a conclusão da transação, dos imóveis adquiridos pelo fundo para Assaí, pelo prazo de 20 anos, renováveis por igual prazo.”

A bandeira Extra Hiper será descontinuada e as lojas não envolvidas na transação serão convertidas em formatos com maior potencial de rentabilidade.

Jorge Faiçal, CEO do GPA, explica: “A transação representa uma oportunidade única de intensificar o foco e a aceleração da expansão dos negócios de maior rentabilidade da companhia por meio dos segmentos premium e de proximidade, notadamente com as bandeiras Pão de Açúcar, Minuto e Mercado Extra, além de reforçar a posição de liderança do GPA no varejo e e-commerce alimentar no país.”

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2021/06/78866cc1-banner-home-6-4.jpg

Assaí: Extra tem “rápida maturação de vendas e resultado superior à média da companhia

Faiçal acrescenta: “O GPA pós transação representará uma plataforma com grande potencial de crescimento e reduzida alavancagem. A bandeira Extra Hiper será descontinuada e as lojas não abarcadas pela transação serão convertidas em formatos com maior potencial de rentabilidade.”

De acordo com Belmiro Gomes, CEO do Assaí, “a transação permitirá uma importante aceleração da expansão combinada ao fortalecimento dos resultados por meio da conversão de lojas em pontos comerciais excepcionais, localizados em regiões adensadas e com baixa sobreposição com a plataforma atual de lojas do Assaí.”

O Ceo da Assaí diz que “esse movimento é suportado pelo comprovado modelo de sucesso implementado na abertura de mais de 150 lojas na última década, das quais mais de 25 lojas são oriundas do Extra Hiper”. Ele complementa: “Essas unidades apresentaram rápida maturação de vendas e resultado superior à média da companhia.”

O GPA e Assaí são sociedades sob controle comum do grupo Casino.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

(Com informações do Estadão Conteúdo)

Marco Antônio Lopes

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno