Divulgação dos dados da arrecadação de impostos sofre atraso; entenda

Nesta sexta-feira (26), dados da Receita Federal referentes à arrecadação de impostos em abril sofreram um atraso. De acordo com os servidores do órgão nacional, a demora ocorreu por causa da operação-padrão que está sendo realizada para cobrar um bônus pendente desde 2017. A Receita não comentou sobre o assunto.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2022/03/Ebook-Investindo-para-a-Aposentadoria-1.jpg

Normalmente, as divulgações de dados da arrecadação federal ocorrem mensalmente até o dia 25 do mês seguinte. No entanto, a Receita não pôde dar previsão de quando divulgará os de abril. 

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Investindo-no-exterior.png

Enquanto isso, a mobilização pelo bônus de produtividade parece ficar ainda mais sólida. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, declarou-se favorável à regulamentação. Contudo, os servidores informaram que as negociações com o governo seguem estagnadas.

Qual a importância desses dados?

Os dados de arrecadação federal são uma fonte importante para indicadores econômicos nacionais. O volume recolhido leva em conta alguns dos principais tributos nacionais, como o Imposto de Renda, o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins).

Esses dados refletem o andamento do consumo de bens e serviços em território brasileiro. Ou seja, possibilitam interpretações na análise da saúde da atividade econômica brasileira.

Com informações de Estadão Conteúdo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Redação Suno Notícias

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno