A Arezzo (ARZZ3) divulgou ao mercado os resultados do terceiro trimestre de 2022 nesta terça-feira (8). O lucro líquido ajustado reportado foi de R$ 103 milhões, com alta de 25,7% na comparação com o mesmo período do ano anterior.
O consenso do mercado esperava que o lucro da Arezzo seria de R$ 104 milhões.
No acumulado do ano, a Arezzo faturou R$ 3,6 bilhões, alta de 57,4% na comparação com o mesmo período de 2021. No acumulado de 12 meses a marca de crescimento é ainda maior, registrando receita bruta de R$ 5 bilhões.
O faturamento da companhia bateu o recorde trimestral, somando R$ 1,4 bilhão, crescimento de 47% na comparação com o terceiro trimestre de 2021.
“A forte performance operacional da Arezzo no período veio também com o aumento das receitas financeiras, proveniente de um maior volume de aplicações financeiras devido à posição de caixa alcançada pela companhia após o processo de follow-on (fevereiro de 2022)”, destacou a companhia, que comemorou 50 anos em setembro.
A receita líquida da Arezzo atingiu R$ 1,137 bilhão entre julho e setembro, avanço de 46,3% em relação ao obtido no mesmo período do ano anterior.
A margem bruta da companhia ficou em 58,2%, uma expansão de 60 pontos base. Segundo a companhia, destaca-se o aumento da representatividade do canal de lojas próprias no mix de receitas, o aumento nas vendas full price e o crescimento da categoria de vestuário nas vendas do canal, que possui margem superior à categoria de calçados.
No trimestre, as despesas gerais e administrativas ajustadas da Arezzo somaram R$ 71,7 milhões sob a base ajustada, aumento de 1,7% em relação ao mesmo período de 2021.
O retorno sobre capital investido (ROIC) ajustado ficou em 29,7% ante 27,6% em 2021, desconsiderando o ágio proveniente das aquisições da AR&CO, Carol Bassi e BAW, bem como créditos extemporâneos e elementos de caráter não recorrente.
A Arezzo encerrou o trimestre com um caixa líquido de R$ 135,6 milhões, ante uma dívida líquida de R$ 271 no mesmo período do ano passado. A relação Caixa Líquido/Ebitda foi de 0,2x.
Vendas da Arezzo no trimestre
No trimestre, a Arezzo registrou 8,8 milhões de produtos vendidos, crescimento de 31% na comparação trimestral. Sendo que 5,8 milhões dos produtos vendidos foram calçados e 2,2 milhões peças de roupas e 826 mil bolsas. A receita líquida da varejista somou R$ 1,13 bilhão, mais de 40% maior do que um ano antes.
O Ebitda (lucro antes juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado do período avançou 36%, para R$ 170 milhões neste trimestre. A margem Ebitda ajustada foi de 14,9% no período.
A operação no Brasil, maior polo da companhia, registrou 48,9% de alta. No exterior a marca cresceu 34,6%. No período a Arezzo inaugurou 13 novas lojas, sendo 6 da AR&CO, 5 da Anacapri, 1 Alexandre Birman e 1 Arezzo. No acumulado do ano foram abertas 22 lojas, 15 próprias e 7 franquias.
Despesas Operacionais
Neste trimestre as despesas ajustadas da Arezzo somaram R$ 356 milhões, alta de 73,6% na comparação com 2021. A companhia diz que “entre os fatores que resultaram neste aumento destacam-se o crescimento acelerado da AR&CO, a alta no número de lojas próprias e os investimentos nos projetos estratégicos e novas marcas da companhia.”
Cotação da Arezzo
A Arezzo teve queda de 0,44% nesta terça-feira (08), fechando o dia em R$ 97,73 por ação.