As ações de varejistas “premium” , com público de renda alta, disparam na Bolsa nesta segunda-feira (30), lideradas Arezzo (ARZZ3), que fechou com alta de 6,6%. A Natura (NTCO3), que chegou a disparar acima de 12%, teve o segundo maior ganho: 5,4%. A Petz (PETZ3) avançou 4,4%, o Grupo Soma (SOMA3) tem alta de 2,5% e a Alpargatas (ALPA4), +2,08%.
A alta nas ações da Natura ocorreu após o Bloomberg News divulgar que a empresa pode vender a sua fatia na Aesop para a LVMH, maior grupo de luxo do mundo, ou para a L’Oreal, a gigante francesa de cuidados com a pele. De acordo com informações divulgadas nesta segunda (30), o negócio pode avaliar a marca em ao menos US$ 2 bilhões.
Alexsandro Nishimura, economista e sócio da BRA BS, diz que outros fatores que podem explicar o melhor desempenho das ações da Arezzo, Grupo Soma, Alpargatas e Petz. Primeiro, os juros futuros operam em baixa, beneficiando as varejistas sensíveis a juros.
Segundo, a própria notícia da LVMH e L’Oreal, que estudam ofertas por fatia da Aesop da Natura, pode estar puxando o desempenho positivo.
Além disso, Nishimura explica que a alta pode ser explicada pelo “stock picking” dentro do próprio setor, “uma vez que, em geral, empresas que fornecem produtos premium tendem a ser menos penalizadas em momentos de inflação alta, algo que o mercado vem revisando para cima a cada semana.”
Arezzo (ARZZ3): XP e Goldman recomendam papéis
Na terça-feira (17), a Arezzo informou ao mercado que adquiriu a marca de calçados Vicenza por R$ 103,8 milhões. Essa aquisição foi bem vista pela XP Investimentos e pelo Goldman Sachs, que reforçaram a recomendação de “compra” dos papéis.
No comunicado publicado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a empresa de moda destaca que a Vicenza conta com mais de 30 anos de atuação no mercado de calçados e bolsas.
No ano de 2022, a Vicenza teve receita operacional bruta de aproximadamente R$ 80 milhões, e Ebitda [Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização] de aproximadamente R$ 13 milhões”, detalha.
“A operação insere-se na estratégia da companhia de ampliação de seus negócios no setor
de moda e varejo, com o crescimento e expansão do mercado de calçados das classes sociais A e B. Por meio da diversificação de produto e expansão de marcas em seu portfólio, a Arezzo&Co segue reafirmando o seu posicionamento como uma das maiores ‘house of brands’ do Brasil”, complementa.