Apps financeiros: Número de instalações aumenta 65% no Brasil em 2020, diz estudo
O número de instalações de aplicativos financeiros aumentou 65% no Brasil no ano passado e 260% nos últimos dois ano, conforme informou uma pesquisa realizada pela AppsFlyer sobre a performance dos apps de finanças no País e em todo o mundo.
De acordo com o estudo, bancos digitais e aplicativos de serviços financeiros são os mais procurados pelos brasileiros, ao passo que os apps de bancos tradicionais diminuíram sua parcela de crescimento em 2020.
A amostra do estudo foi de 4,7 bilhões de instalações de apps de finanças em todos os 2 mil aplicativos, entre o primeiro trimestre de 2019 e o de 2021, informou a AppsFlyer.
O estudo abrangeu aplicativos tanto de banco digitais, quanto de bancos tradicionais, assim como apps de pagamento e também de investimentos.
No ano passado, o Brasil foi o segundo país com mais instalações desses apps, atrás apenas da Índia, e sendo o maior mercado potencial da América Latina.
“O Brasil é promissor para aplicativos de finanças por uma série de fatores. O primeiro é a alta introdução dos smartphones como principal meio de acesso à internet, em seguida vem o fato de que a pandemia restringiu acesso às instituições financeiras, fazendo com que o as pessoas se acostumassem aos serviços digitais”, informou Daniel Simões, diretor regional da Appsflyer no Brasil. “Além disso, a publicidade de aplicativos cresceu em investimentos em todo o mundo”.
Além disso, os apps bancários no País geraram quase 60% dos novos usuários de apps financeiros do quarto trimestre de 2020 e do primeiro trimestre de 2021. Enquanto os bancos tradicionais perderam espaço dentre usuários desses aplicativos, com seu share de instalações diminuindo 24,2% em 2020 em comparação com 2019. Por sua vez, os bancos digitais aumentaram o seu share de instalações no mesmo período em 13,3%.
No entanto, a pesquisa informa ainda que os bancos tradicionais ainda conseguem fazer com que os clientes usem seus apps 30% mais vezes dentro do mesmo período de tempo quando comparados aos bancos digitais. Apps de investimentos, ainda considerados mais nichados, são responsáveis por 10% da aquisição de usuários na região da América Latina.