As ações da Hyundai Motor subiram mais de 19% na bolsa sul-coreana após a fabricante asiática afirmar que está nos primeiros estágios de conversa para com a Apple (NASDAQ: AAPL) para um possível parceria no desenvolvimento de um carro elétrico.
O jornal local Korea Economic Daily afirmou durante a madrugada que Apple e Hyundai estariam revisando termos para firmar a produção em conjunto, que pode começar em 2027.
No primeiro momento, a Hyundai se recusou a mencionar a Apple e afirmou estar sendo procurada por várias companhias de desenvolvimento de carros autônomos e elétricos para firmar parceria
Posteriormente, o representante da Hyundai Chery Kang afirmou em entrevista à CNBC que há conversas com a Apple, mas que não há nada decidido. Segundo ele, a gigante americana estaria discutindo com vários produtores de carros mundo afora sobre uma possível cooperação.
A Apple se recusou a comentar a notícia.
Especulação sobre carro da Apple não é de hoje
Em dezembro, a Reuters, citando fontes do meio, afirmou que a big tech está avançando no desenvolvimento de seus próprios carros elétricos e autônomos. A meta seria lançar o próprio carro até 2024 e desenvolver, inclusive, sua própria tecnologia de bateria. Alguns analistas, porém, afirmaram que se trata apenas de especulação.
Para muitos, o desenvolvimento de carros elétricos e autônomos, apesar de ser um potencial setor de crescimento para a Apple, é algo que demandará muitos investimentos e margens pequenas. A companhia, acostumada com o setor de celulares, acessórios e computadores premium, estaria totalmente fora da sua área de atuação.
Em 2014, a própria Apple, porém, anunciou que estava projetando seu carro. Em 2019, o projeto perdeu força quando a companhia decidiu cortar 190 pessoas do departamento.
Segundo fontes, o projeto continua. O foco agora é o desenvolvimento de baterias menores, mais baratas e de longo alcance. Nesse ponto, a Apple tem uma forte concorrente. A Tesla, até então, segue na frente da corrida.