A Apple (AAPL34) o Google perderam batalhas judiciais na União Europeia (UE) nesta terça-feira (10) após o Tribunal Superior do bloco manter multas bilionárias contra as duas gigantes de tecnologia, em momento em que a UE une esforços para conter supostos abusos das big techs. As decisões marcam uma vitória para a Comissão Europeia.
A Apple deverá pagar até 13 bilhões de euros (US$ 14,35 bilhões) para a Irlanda, além de juros em impostos.
Em 2016, o país teria concedido benefícios para a gigante de tecnologia, deixando-a pagar menos taxas do que deveria. No entanto, a empresa afirmou estar “decepcionada” com a decisão, dizendo que “sempre pagou todos os impostos que devia”. “Este caso nunca foi sobre quanto imposto pagamos, mas a qual governo somos obrigados a pagar”, pontuou.
Já o Google terá que pagar uma multa de 2,42 bilhões de euros por antitruste da UE. A empresa da Alphabet, em 2017, teria abusado do domínio no mercado para promover seu próprio serviço de comparação de compras.
Um porta-voz do Google também se pronunciou dizendo: “Este julgamento se refere a um conjunto muito específico de fatos. Fizemos alterações em 2017 para cumprir a decisão da Comissão Europeia”.
Cotação das ações da Apple
As ações da Apple caem 0,5% no intradia desta terça-feira (10) em Nova York. No acumulado de 2024 os papéis da companhia se valorizam 18%, contudo.
Com Estadão Conteúdo
Notícias Relacionadas