A Apple (AAPL34) registrou lucro líquido de US$ 19,88 bilhões e lucro por ação (EPS, na sigla em inglês) no terceiro trimestre fiscal, o que representa um crescimento de 2,3% em relação a igual período do ano anterior. O resultado equivale a um lucro de US$ 1,26, acima da previsão de analistas consultados pela FactSet, que era de US$ 1,20.
A receita da empresa de tecnologia caiu 1,4%, a US$ 81,797 bilhões, nos três meses encerrados em junho, comparado com o mesmo período de 2022, quando registrou receita de US$ 82,959 bilhões.
Esse é o terceiro trimestre consecutivo de queda na receita da Apple, o que representa a maior sequência desde 2016
A Apple destacou, no entanto, que a receita em serviços bateu um novo recorde, a US$ 21 bilhões, apoiada por mais de 1 bilhão de assinaturas em produtos e plataformas de streaming.
O CEO Tim Cook também destacou que a empresa observou “força contínua nos mercados emergentes, graças a vendas robustas de iPhone“.
Após a publicação dos resultados, a ação da Apple caía 0,73% no after hours de Nova York, às 21h (de Brasília).
Apple ultrapassa marca de 1 bilhão de assinaturas pagas em ecossistema de serviços
A Apple ultrapassou a marca de mais de 1 bilhão de assinaturas pagas em seu ecossistema de serviços, revelou a empresa em balanço financeiro apresentado ao mercado nesta quinta-feira, 3. Segundo o presidente executivo da companhia, Tim Cook, trata-se de uma cifra inédita para a empresa.
O valor não diz respeito ao número individual de usuários, e sim aos pacotes de assinaturas vendidos pela empresa. Pode significar, por exemplo, que um usuário possui três pacotes, como Music (streaming de música), Arcade (jogos) e iCloud (nuvem).
Ao todo, o ecossistema de serviços da Apple, que inclui assinaturas e transações na loja de aplicativos, totalizou US$ 21,2 bilhões em receita durante o segundo trimestre de 2023. A expectativa do mercado financeiro era de que a companhia somasse US$ 20,8 bilhões no período.
“Estamos felizes em registrar que tivemos um recorde em Serviços durante o trimestre terminado em junho, potencializados por mais de 1 bilhão de assinaturas pagas, e que vimos uma força contínua em mercados emergentes graças às vendas robustas do iPhone”, declarou o CEO Tim Cook após o balanço.
Em fevereiro, a Apple havia anunciado que a companhia havia ultrapassado o marco de 2 bilhões de dispositivos ativos no mundo.
Apple: impulso em serviços
Desde que assumiu a companhia após a morte do fundador Steve Jobs, em 2011, Cook dedicou-se à categoria de Serviços, lançando assinaturas para incrementar novos modelos de negócio na firma. Hoje, é a segunda maior base de receita na Apple, atrás apenas do iPhone – que, neste trimestre, registrou US$ 39,6 bilhões em vendas, abaixo dos US$ 39,9 bilhões esperados pelos investidores.
Com Estadão Conteúdo
*Com informações da Dow Jones Newswires