Um dos principais fornecedores da Apple (AAPL34) sofreu um ataque de ransomware na última terça-feira (20) de uma operadora russa, a qual alega ter roubado os projetos dos produtos mais recentes da gigante americana. A informação é da Bloomberg.
De acordo com reportagem da agência americana, o grupo REvil publicou em seu site na darkweb ter infiltrado na rede de computadores da Quanta Computer, empresa com sede em Taiwan e importante fornecedora da Apple. A Quanta fabricante Macbooks, além de outros produtos para companhias como HP (HPQB34), Facebook (FBOK34) e Alphabet (GOGL34).
Em postagem, a qual a Bloomberg teve acesso, os hackers disseram ter esperado para divulgar o ataque até a data da apresentação da Apple. Segundo eles, a Quanta não teria manifestado interesse em pagar para recuperar os dados roubados.
A fornecedora admitiu em um segundo momento a ação de ransomware, mas não deu maiores detalhes.
“A equipe de segurança da informação da Quanta Computer trabalhou com especialistas externos de TI em resposta a ataques cibernéticos em um pequeno número de servidores da Quanta”, disse a empresa em comunicado. “Reportamos e mantivemos contatos contínuos com as autoridades policiais e de proteção de dados sobre as atividades extraordinárias observadas recentemente. Não há impacto material na operação da companhia.”
REvil quer dinheiro da Apple
Depois de mirar a companhia com sede em Taiwan, a REvil tenta agora arrancar recursos da empresa da maçã.
Ainda de acordo com informações da Bloomberg, depois do evento da Apple, a os hackers publicaram esquemas para um novo laptop, incluindo 15 imagens do que parecia ser um Macbook projetado em março de 2021. O plano seria postar novos arquivos todos os dias até um pagamento ser feito.
Um porta-voz da Apple se recusou a comentar sobre o assunto.