Embora utilize técnicas gastronômicas da região Sul do Brasil, a Fogo de Chão possui o mercado norte-americano como o seu maior acerto. Atualmente, a rede possui 40 unidades nos Estados Unidos e apenas oito no Brasil.
No entanto, a Fogo de Chão voltará a investir no mercado brasileiro. “Após 40 anos de história, temos uma marca relevante e sustentável espalhada pelo mundo. Continuamos a crescer em diversos países e estamos felizes em retornar ao Brasil”, disse Barry McGowan, diretor executivo da Fogo de Chão, à revista “Exame”.
Uma unidade localizada no bairro dos Jardins, região nobre de São Paulo, foi reformada recentemente. No lugar da sala de espera, agora há um bar para momentos de happy hour. O cardápio do restaurante conta com uma variedade de saladas e frutos do mar, para atrair os não aficionados à carne vermelha.
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O modelo das novas unidades será similar ao do ponto paulistano, com um investimento inicial de R$ 3 milhões a R$ 5 milhões. Todo o montante será retirado do caixa da companhia.
A saída da Fogo de Chão mercado brasileiro, em fevereiro do ano passado, possibilitou o projeto de volta ao País. “Devíamos explicações constantes de crescimento aos nossos investidores, que questionavam apostar em um país de turbulências econômicas e políticas”, afirmou McGowan, “mas entendo que o mercado brasileiro é importante e estamos com nossa estratégia alinhada.”
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A rede de churrascarias pretende abrir dois nova unidades por ano no Brasil a partir de 2021. A região Sul é o principal alvo da expansão em terras brasileiras, junto da chegada aos vizinhos Argentina, Chile e Colômbia. Além disso, o Panamá também está na lista de próximas aberturas.
Origem da Fogo de Chão
A rede Fogo de Chão foi criada em 1979, com uma churrascaria em Porto Alegre. Após 18 anos, em 1997, a rede inaugurou sua atuação internacional com um restaurante em Dallas, no Texas, nos Estados Unidos.
A ideia dos gaúchos tem certa similaridade cultural com o estado do Texas, de acordo com McGowan. Após fortalecer a marca no estado norte-americano, a Fogo de Chão conseguiu expandir para outros locais culturalmente mais distantes do campo e do churrasco, como Califórnia, Illinois, Kansas e Nova York. Ao todo, a rede possui 53 restaurantes em países como México e na região do Oriente Médio, além do Brasil e dos Estados Unidos.
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Em 2017, a Fogo de Chão faturou mais de US$ 300 milhões. A margem de lucro de cada unidade se aproxima dos 30%. A rede foi vendida por US$ 560 milhões para o fundo de private equity Rhone Capital em fevereiro do ano passado. Atualmente, os números de seu faturamento não são divulgados.