As ações dos EUA subiram nesta quarta-feira (18), com os investidores ponderando as questões sobre a economia e procurando sugestões para os próximos movimentos do Federal Reserve nas atas de sua reunião mais recente. Com a ata do Fed, o S&P 500 subiu 14,59 pontos, ou 0,34%, para 4358,13.
O S&P 500 estabeleceu um novo recorde. O Nasdaq Composite estendeu sua recente sequência de vitórias para quatro sessões e também atingiu um recorde, ganhando 1,42 pontos, ou 0,01%, para 14665,06. Enquanto o Dow Jones Industrial Average somou 104,42 pontos, ou 0,3%, para 34681,79.
Enquanto isso, os rendimentos dos títulos continuaram sua queda acentuada, com o rendimento da nota do Tesouro dos EUA de 10 anos atingindo mínimas de vários meses, refletindo a ansiedade dos investidores sobre a economia e as preocupações sobre a variante Delta altamente contagiosa de Covid-19.
Hoje, a equipe de economistas do Federal Reserve (Fed) revisou para cima sua projeção para inflação no curto prazo, mas ainda espera que o aumento neste ano seja decorrente de fatores transitórios. A informação consta na ata da mais recente reunião de política monetária da entidade, de 15 e 16 de junho, divulgada nesta quarta (7).
No mês passado, o Fed elevou de 2,4% para 3,4% sua projeção para a inflação medida pelo índice de preços de gastos com consumo (PCE). A expectativa do banco central americano é que as pressões sobre o PCE desacelerem gradualmente.
“O crescimento real do PIB foi projetado para aumentar substancialmente este ano, com um declínio igualmente rápido na taxa de desemprego”, informa a ata.
Além disso, na mais recente reunião de política monetária do Federal Reserve os dirigentes avaliaram que há uma contínua melhora no mercado de trabalho nos últimos meses. É o que informa a ata referente ao encontro, divulgada nesta quarta-feira, 7. Vários integrantes do comitê apontam que o elevado número de criação de vagas é um indício da retomada do setor, segundo o documento.
No entanto, vários dirigentes avaliam que a economia segue longe das metas de pleno emprego, e houve a percepção de que alguns dados recentes para a criação de vagas mostraram números abaixo do esperado, segundo o documento. Um número de autoridades indicou ainda que a retomada vem sendo desigual, quando observadas demografia e setores.
Dirigentes indicaram que seus contatos nas distritais vêm relatando problemas em contratar trabalhadores para atender à demanda, provavelmente refletindo fatores como aposentadorias precoces, preocupações com o vírus, responsabilidades com o cuidado dos filhos e ampliação dos benefícios do seguro-desemprego, segundo o documento.
Última cotação do dólar
Na última sessão, terça-feira (07), o S&P 500 fechou em queda de 8,80 pontos, ou 0,2%, para 4343,54 pontos.
Notícias Relacionadas