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Apagão cibernético: Microsoft (MSFT34) relata falha em serviços que afeta o mundo todo

Apagão cibernético

Apagão cibernético. Foto: iStock

A Microsoft informou nesta sexta-feira, 19, que uma falha impede a utilização de softwares e serviços da companhia. O problema afeta empresas e usuários no mundo todo e vem sendo tratado como um apagão cibernético. “Estamos investigando um problema que impacta o acesso aos aplicativos do Microsoft 365 e aos serviços”, disse a companhia nas redes sociais.

A Microsoft detalhou que a queda dos seus sistemas atinge usuários e companhias ao redor do mundo, inclusive empresas aéreas que tiveram de cancelar voos.

Na página de status do Azure, a plataforma de computação em nuvem da Microsoft, a empresa disse que o problema começou na noite de quinta-feira, 18, afetando sistemas em todo o centro dos Estados Unidos. Em uma atualização, a Microsoft disse que havia determinado a causa e estava trabalhando para restaurar o acesso aos seus usuários.

A interrupção forçou a companhia aérea americana Frontier a cancelar alguns voos nos EUA. Há registros de que a holandesa KLM suspendeu a maioria dos seus voos, afetada pela falha em sistemas computacionais. A Ryanair comunicou que a interrupção está fora de seu controle e recomendou a passageiros que cheguem ao aeroporto de partida ao menos três horas antes da viagem.

O aeroporto de Londres Gatwick tem problemas nas áreas de check-in, bagagens e segurança. Já o aeroporto de Berlim interrompeu operações.

Apps de bancos brasileiros apresentam falhas; BC e B3 (B3SA3) funcionam normalmente

Ao menos quatro aplicativos de bancos brasileiros apresentam falhas na manhã desta sexta-feira, 19, dia em que um apagão cibernético global tem afetado as operações de instituições no exterior, bem como de sistemas de transporte e de outros setores da economia.

Relatos compilados pela plataforma Downdetector, que reúne notificações de usuários, dão conta de problemas no acesso dos aplicativos do Bradesco e de sua marca digital Next, do Banco Pan e do Neon. As notificações ganharam tração após às 6h (de Brasília), horário em que os relatos sobre o apagão global começaram.

Já o Banco do Brasil e o Itaú Unibanco informaram que seus canais digitais seguem funcionando normalmente na manhã desta sexta-feira.

“O Banco do Brasil informa que seus canais de atendimento funcionam normalmente”, disse o banco.

“O Itaú Unibanco informa que os serviços do banco seguem funcionando para seus clientes, que podem realizar operações financeiras normalmente”, disse o Itaú.

O Banco Central do Brasil também garantiu que todos os seus sistemas estão “funcionando normalmente”. A B3 (B3SA3), operadora da Bolsa brasileira, por sua vez, informou que “nenhum de seus serviços e plataformas de operação foi afetado pela falha técnica que atingiu diversos setores globalmente”. A companhia, assim, reforça que os “sistemas continuam operando e aptos para pleno funcionamento do mercado” apesar do apagão cibernético.

Com informações da Dow Jones Newswires e Estadão Conteúdo

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