O Brasil registrou nesta sexta-feira (28) um “apagão” no fornecimento de energia elétrica em diversos estados.
De acordo com a Enel Brasil, o apagão afetou consumidores de suas distribuidoras em São Paulo, Goiás e no Rio de Janeiro. A EDP (ENBR3) disse que 210 mil clientes em São Paulo e cinco indústrias no Espírito Santo foram impactados.
Nas áreas afetadas nas concessões da Enel, o fornecimento ficou interrompido entre 11h26 e 11h39. A empresa informou que o corte foi provocado pelo acionamento do esquema de alívio de carga, que prevê o desligamento automático de 7% da carga da distribuidora.
Um documento da área de fiscalização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) esclareceu: “na primeira ocorrência, às 11h06 de hoje, verificou-se o desligamento do Polo 1 do Elo CC 800 kV Xingu/Estreito, que segundo informações preliminares do ONS estava transmitindo 1.996 MW”.
A primeira ocorrência teria provocado sobrecarga nos outros polos do sistema de transmissão associado à UHE Belo Monte, sem maiores consequências para o Sistema Interligado.
Na sequência, porém, às 11h26, ainda com o Polo 1 desligado ocorreu também o desligamento do Polo 2 do Elo CC 800 kV Xingu/Estreito, que segundo informações preliminares do ONS estava transmitindo 1.983 MW.
Esta segunda ocorrência teria provocado sobrecarga no Elo CC Xingu/Terminal Rio que levou à necessidade do desligamento de 6 unidades geradoras da UHE Belo Monte, o que acabou levando ao corte de carga, explicou em nota a Aneel.
Além disso, o Distrito Federal e algumas regiões do Nordeste e de Minas Gerais também tiveram um apagão nesta manhã. Em Brasília, a Neoenergia (NEOE3), responsável pela distribuição, informou que a falta de luz foi parcial, durou menos de 20 minutos, das 11h26 às 11h50, e “afetou diversos estados do país”.