O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, indicou nesta terça-feira (16) que a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) deve regulamentar a venda direta de etanol até outubro. Isso possibilitaria que os produtores de etanol comercializassem o produto diretamente com os postos de combustíveis.
O anuncio veio logo após o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) ter aprovado, no dia 4 de junho, a resolução com diretrizes para essas vendas diretas, medida que foi defendida em diversas ocasiões pelo presidente Jair Bolsonaro.
“Dessa vez vai. Nós acreditamos que até outubro a ANP tenha isso tudo regulamentado”, disse Albuquerque, ao participar de transmissão ao vivo promovida pela Delta Energia.
Para que a medida seja implementada, é necessária a regulamentação por parte da ANP depois da aprovação da resolução do CNPE.
Petrobras eleva preço dos combustíveis, incluindo o etanol
A Petrobras informou em maio através de uma assessoria de imprensa que manteria o preço médio do diesel nas refinarias, uma vez que aumentou o valor do produto em 8% no último mês. No entanto, o preço médio da gasolina nas refinarias teve uma alta de 12% no mesmo período.
No mês passado a estatal elevou o preço da gasolina três vezes. Contudo, a variação dos preços do valor dos produtos nas refinarias não é repassado imediatamente aos consumidores finais, pois depende de questões como:
- Margem de distribuição e revenda;
- Impostos;
- Adição obrigatória de etanol anidro.
Veja também: China registra recorde na importação de petróleo no mês de maio
Além disso, a ANP informou que em maio, o preço médio do litro da gasolina ficou em R$ 3,808, apresentando uma queda de 0,4%. Por fim, a Petrobras indicou que o preço do litro do etanol também apresentou um resumo de 1,2%, ficando em R$ 2,548.