A Anitta e o Nubank anunciaram nesta segunda-feira (21) a cantora como novo membro do conselho de administração do banco digital. O contrato é uma via de mão dupla. A pop star terá direito a remuneração diferida em ações, enquanto a empresa traz para dentro de casa um dos maiores ícones pop da América Latina.
A artista não fará propriamente propaganda ou marketing para o Nubank. Anitta participará de reuniões trimestrais com outros currículos gabaritados da diretoria e do conselho da fintech.
A cantora entrou no barco em meio a uma nova fase de desenvolvimento, um timing difícil de ser coincidência. “Anitta no conselho do Nubank é algo inteligente com relação à visão futura de negócios,” disse Patricia Cezar, CEO da Zahl Investimentos. “Ela tem um público jovem, que se correlaciona com o mundo digital no qual o Nubank trabalha. Pode ser o público futuro e o qual o banco esteja trabalhando.”
O marketing de companhias evoluiu quanto às estratégias para engajar. João Beck, economista e sócio da BRA, rememorou o exemplo da parceria da Nike (NIKE34) com Michael Jordan para a fabricação dos Air Jordans, um dos tênis mais vendidos da empresa.
Mesmo assim, segundo o especialista, o sarrafo subiu. “O escopo se ampliou do produto para a marca como um todo. Contratar um famoso para fazer propaganda não causa o mesmo impacto do que trazer a pessoa junto ao conselho da empresa.”
Diante disso, veja cinco famosos, além da cantora carioca, que conquistaram uma cadeira para chamar de sua em conselhos de administração.
Serena Williams
A estrela do tênis profissional Serena Williams, vencedora de 23 títulos individuais de Grand Slam, também colocou o pé no mundo dos negócios.
Desde de 2019, a estrela integra o conselho de diretores da Poshmark, uma empresa de comércio social que possui um marketplace de acessórios e roupas, novos ou usados.
A empreendedora ainda lançou a própria empresa de capital de risco, Serena Ventures, na qual se concentra em investir em negócios que adotam liderança diversa, capacitação individual, criatividade e oportunidade; e anunciou sua própria marca, SERENA, que celebra a positividade do corpo e o empoderamento feminino.
Lynn Swann
Outro esportista que passou a sentar na sala executiva foi o ex-jogador de futebol americano Lynn Swann. O astro foi nomeado membro independente do conselho de diretores da Athene, uma fornecedora de produtos para aposentadoria.
Adicionalmente, Swann fundou uma empresa homônima de marketing e consultoria, a qual preside. Também atuou como Diretor Atlético da University of Southern California (USC).
Walter Isaacson
Jornalista e escritor, Walter Isaacson é hoje integrante do conselho da companhia aérea United Airlines (U1AL34).
Antes, o executivo foi presidente e diretor executivo da rede CNN e atuou como editor da Time Magazine. É professor de história na Tulane University e sócio consultivo da empresa de serviços financeiros Perella Weinberg Partners.
Além disso, é autor de livros, incluindo biografias de Leonardo da Vinci, Steve Jobs, Benjamin Franklin e Albert Einstein.
Shaquille O’Neal
Shaquille O’Neal — ex-pivô do Lakers — foi nomeado em 2019 para o conselho da cadeia de restaurantes Papa John’s Pizza.
Considerado um dos jogadores de basquete mais dominantes da história da NBA, é investidor em franqueados e outros restaurantes desde 2010.
O’Neal ainda atua no Conselho Nacional de Diretores de Comunidades nas Escolas, uma organização sem fins lucrativos dedicada a capacitar os alunos a permanecer na escola e ter sucesso na vida.
Oprah Winfrey
Por fim, uma das maiores empresárias da história: Oprah Winfrey. A executiva é diretora da WW (Weight Watchers), companhia global que oferece programas para perda de peso e bem-estar, a partir de ciência nutricional e mudança de comportamento.
Anteriormente, Oprah Winfrey foi apresentadora e produtora do talk show “The Oprah Winfrey Show”.
Empreendedora como Anitta, é presidente de sua rede a cabo, OWN (Oprah Winfrey Network), na qual assumiu a posição de CEO posteriormente.