A Ânima Educação (ANIM3) comunicou aos seus investidores e ao mercado em geral os resultados do processo de admissão de alunos referentes ao segundo semestre deste ano. A companhia informou que mais 14,6 mil novos alunos de graduação ingressaram em suas instituições neste segundo semestre. O número representa uma queda de 4,2% em relação ao segundo semestre de 2019, ou 9,2% caso não sejam consideradas as seguintes aquisições: Unicuritiba, Faseh e UniFG.
A Ânima afirmou que está focada na “evolução do tíquete médio”. Segundo a companhia, a queda na captação “foi alcançado com a manutenção dessa dinâmica”.
De acordo com a empresa do ramo de educação, dos 14,6 mil alunos matriculados da graduação, 11,4 mil (78,6%) são pagantes sem qualquer tipo de financiamento.
“Em virtude de mais um bem-sucedido processo de rematrícula, apresentamos um crescimentode 5,8% em nossa base de alunos, atingindo 119,3 mil matrículas no segundo semestre de 2020(ou +2,8% e 116,0 mil alunos excluindo as aquisições)”, informou a Ânima.
A companhia também destacou que os processos de admissão e rematrícula deste segundo semestre foram feitos de maneira online, devido a pandemia de larga escala e a “crise econômica mundial”.
Aquisições da Ânima em 2020
Em fevereiro deste ano, a Ânima anunciou que o seu Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) aprovou a aquisição da Unicuritiba, sem restrições. A Unicuritiba possuia, à época, 5,2 mil alunos em sua base de ensino e disponibilizava 13 cursos de graduação. A Ânima anunciou a compra da Unicuritiba ao final de 2019, por R$ 130 milhões.
Já em julho deste ano, a Ânima Educação chegou a um acordo para adquirir, através de uma subsidiária, 50,01% do capital social do Centro de Educação Superior de Guanambi, dono do Centro Universitário FG (UniFG). O valor da negociação ficou em R$ 57,5 milhões. A companhia ainda teria a opção de compra futura da participação restante. O UniFG está localizada em Guanambi, na Bahia.