A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) pediu explicações à Belo Monte Transmissora de Energia sobre a ocorrência em um bipolo no sistema de transmissão da usina de Belo Monte nesta sexta-feira (28). A falha levou a um corte de carga no Sistema Interligado Nacional (SIN) que durou cerca de 20 minutos.
De acordo com a área de fiscalização da Aneel, uma primeira ocorrência, às 11h06, na linha de transmissão de alta tensão entre Pará e Minas Gerais, que escoa energia de Belo Monte, teria causado sobrecarga em outros polos do sistema de transmissão associado à usina, “sem maiores consequências para o Sistema Interligado”.
A agência informou ainda que, na sequência, às 11h26, houve um segundo desligamento na linha, e o desligamento de seis unidades geradoras da usina de Belo Monte, o que causou o corte de carga.
No ofício, a agência reguladora estabeleceu prazo de um dia, a partir do recebimento do documento, para a concessionária apresentar esclarecimentos sobre a ocorrência.
A empresa também terá que informar as medidas adotadas para solucionar o problema e evitar a reincidência dos acontecimentos.
Problema desliga 7 turbinas em Belo Monte, mas é resolvido, diz ONS
Um problema ocorrido na usina hidrelétrica de Belo Monte desligou sete turbinas nesta sexta-feira, mas o problema já foi resolvido e as unidades voltaram a funcionar. A informação é foi divulgada pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), que não tinha detalhes imediatos.
“Uma nota está sendo elaborada para registrar a ocorrência”, informou o ONS.
O operador também não confirmou que tenha havido apagões no País por conta da suspensão do suprimento, que teria atingido principalmente o Nordeste, Norte e Centro Oeste, segundo comentários nas redes sociais.
Além disso, o Distrito Federal e algumas regiões do Nordeste e de Minas Gerais também tiveram um apagão nesta manhã. Em Brasília, a Neoenergia (NEOE3), responsável pela distribuição, informou que a falta de luz foi parcial, durou menos de 20 minutos, das 11h26 às 11h50, e “afetou diversos estados do país”.
Com informações do Estadão Conteúdo