Ícone do site Suno Notícias

ANEEL anuncia que bandeira tarifária de novembro é vermelha patamar 1

Bolsonaro aprova lei que proíbe corte de energia sem aviso prévio

Bolsonaro aprova lei que proíbe corte de energia sem aviso prévio

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) comunicou, nesta sexta-feira (25), que a bandeira tarifária em novembro de 2019 será vermelha (patamar 1). O custo será de R$ 4,169 para cada 100 quilowatts-hora consumidos.

De acordo com a ANEEL: “Novembro normalmente se caracteriza pelo início do período úmido nas principais bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional (SIN). Todavia, o regime de chuvas regulares nessas regiões tem se revelado significativamente abaixo do padrão histórico.”.

Além disso, a Agência diz que: “a previsão hidrológica para o mês também aponta vazões afluentes aos principais reservatórios abaixo da média, o que repercute diretamente na capacidade de produção das hidrelétricas, elevando os custos relacionados ao risco hidrológico (GSF)”.

O sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada. O sistema funciona de maneira que: as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração.

A Agência também indicou uma série de dicas para economizar energia, confira:

Chuveiro elétrico

Ar-condicionado

Geladeira

Iluminação

Ferro de passar

Aparelhos em stand-by

Sair da versão mobile